Encontro: Vinhos de Viagem (Cada vinho uma história…)

Neste final de ano a Portal do Vinhos promoveu um evento aos seus clientes que ainda estavam na capital. A proposta era que cada cliente levasse um vinho que comprou em viagem. O local do encontro foi a Trattoria do Pietro no Morumbi. Casa cheia e mesa então nem se fala, foram 15 vinhos para 20 pessoas. Todos muito ansiosos e animados, iniciamos a degustação dos vinhos. Não tínhamos uma ordem, os vinhos foram todos colocados em uma mesa separada onde cada um podia se servir.

Faustino I Gran Reserva 1998  
Vinho da Região de Rioja e trazido por Francisco Stredel em uma viagem que fez a Europa. Com castas 85% Tempranillo, 10% Graciano e 5% Mazuelo, este vinho passou 80% em barricas americanas e 20% francesas. Um vinho leve, macio e ainda novo na boca. Traz no nariz uma complexidade de aromas tais como chocolate, couro, café, rosa, torrado, baunilha e cravo.

Yacochuya 2002
Trazido pelo Fernando Gattaz em sua viagem à Argentina, mais uma vez este vinho mostrou toda sua potência. No ano passado provamos um e desta vez revelou novamente a proposta deste vinho, ser um vinho potente! Vinho para acompanhar uma boa carne. No nariz se nota um pouco de chocolate e do seu teor alcoólico. Na boca é um vinho carnudo, potente, com notas de especiarias, herbáceo e o mesmo teor alcoólico se sente na boca. Curiosidade, este vinho tem 16,1% Vol.Alc.

Aquitania 2007
Da região de Malleco Valley (Traiguén), este vinho chileno trazido pelo Hugo, é produzido da uva Pinot Noir. Esta uva que esta em evidência no Chile por produzir grandes vinhos. Pena que os preços ainda não são "competitivos" no Brasil. Esta vinã com vinhedos a 650kms de Santiago e de clima frio, produz um vinho frutado no nariz e na boca. Leve e um pouco novo. Passa 12 meses em barricas francesas.

Calabria 2007
Este australiano da região de New South Wales, trazido pela Lilian se mostrou um pouco alcoólico no nariz e um leve toque de fumo. Na boca um vinho potente, novo, alcoólico e trazia o mesmo fumo do nariz na boca.

Villa Antinori 2006
Vinho italiano da região da Toscana (IGT), foi trazido pelo Alexandre. Com casta Sangiovese em maior quantidade e um percentual pequeno de Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, este vinho trouxe no nariz e boca notas de café, chocolate e especiarias. Um vinho ainda novo. Passa 12 meses em barrica e 8 em garrafa.

Só Touriga Nacional 2001
Este o casal Emilio e Fátima jogaram duro. Trouxeram uma garrafa magnum 1,5L. Como o nome já diz, "Só Touriga Nacional" é feito 100% da casta touriga nacional e passa entre 8 e 10 meses em barricas. No nariz estava fechado, mas por fim revelou um leve floral. Já na boca um pouco alcoólico, herbáceo, mas ao mesmo tempo elegante e pronto para beber.

Angelica Zapata Cabernet Sauvignon Alta 2006
Esta Bodega dispensa apresentações. Sinceramente ainda não provei um vinho que não tenha gostado e que foi produzido por eles. Mais uma vez não deixou por menos. No nariz trazia notas de frutas vermelhas, compota e floral. Na boca um pouco novo, com notas de frutas vermelhas, boa acidez e tanino. Até aquele momento o melhor vinho da noite. Obrigado Sabino por trazer o vinho.

Neyen Espíritu de Apalta 2005
Mais um chileno, este trazido pelo Dr.Ricardo Mello. Um vinho leve, fácil de beber, com notas de especiaria e um pouco fechado no nariz. Elaborado com as castas Carmenere e Cabernet Sauvignon.

Il Bruciato 2006 Bolgheri DOC
Vinho trazido pelo Alexandre. Apresentou as mesmas notas de chocolate, baunilha e café tanto no nariz como na boca. Elaborado com as castas Cabernet Sauvignon, Melot e Syrah. Passa 8 meses em barrica francesa e recebeu 90 pontos Wine Spectator.

Cava Submarinas Reserva Marina
Trazido do Chile pelo Robinson esta cava elaborada com as castas Pinot Noir e Carmenere, se mostrou um pouco fechado no nariz, mesmo depois de um tempo em taça. Após um longo tempo revelou um leve floral. Na boca fruta vermelha e bem mineral.

Storia 2006
Certamente profundo e cativante ele é uma sombra do seu irmão mais velho que fez história. A expectativa é sempre encontrar um vinho melhor, porém em relação ao primeiro deixa um pouco a desejar; parece seu "primo" Villa Lobos. No nariz trouxe notas de fruta madura, terra, flores vermelhas como rosas e muita especiaria; também um aporte de couro e madeira.

EPU 2007
Traz no rótulo o ano escrito e não da forma numérica, bem curioso. Elaborado com as castas Carmenere e Cabernet Sauvignon, surpreendentemente não agradou muito. No nariz e na boca toques de menta, queijo e herbáceo.
Vinho trazido pelo Evaldo em sua viagem ao Chile. Bourgogne Alicote Grevey-Chambertain Emilie Geantet 2006
Este Borgonha é bem leve e refrescante, elegante e um pouco cítrico. Traz ainda uma noz moscada na boca e no nariz mel, rosa branca, drambuie, cítrico e um fundo de caramelo. Complexo e muito bom. Vinho trazido por Evandro.

Santa Rita Triple C 2006
Este chileno que tem a origem do nome "Triple C" na composição do vinho por 3 castas Carbernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carmenere. No nariz notas de café e chocolate. Na boca as mesmas características do nariz, com um aporte de especiarias. Passa 17 meses em barricas francesas. Vinho trazido pela Cristina.

Cotes du Rhone E.Guigal 2006
Vinho trazido pela Beatriz, este francês se mostrou um vinho leve, com notas de fruta vermelha madura.

Conclusão: Alguns vinhos mereciam decanter, e por este motivo ficaram abaixo da expectativa. Aqueles que ficaram mais tempo aberto levaram uma boa vantagem. Por fim tivemos como grande destaque o Angélica Zapata e o Faustino I. Este último o Francisco Stredel decantou por 3 horas antes de servir, o que fez e muito a diferença. Este sem dúvida acredito que foi o melhor vinho da noite.

Infelizmente não foi possível contar a história de todos os vinhos aqui, afinal teríamos um livro e não um post. O importante é que toda esta história estava no copo e na mente de cada um…

tin-tin

Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.