Diário de Bordo Centro América #1 – El Salvador (por: Carlos Morey)

Carlos Morey é um aventureiro e mestre na arte de escalar montanhas.
Aceitando nosso convite, irá compartilhar suas experiências na América Central.

Começa aqui o Diário de Bordo Centro América!

Por Carlos Morey:

Numa rápida passagem conhecer mais da história e da geografia dos países que compõem a América Central. Essa viagem contempla El Salvador, Belize, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. A ideia é conhecer um pouco das florestas, vulcões, principais igrejas e a rica história que conecta a nossa América!

El Salvador (San Salvador) – o único país da América Central que não é banhado pelo Mar do Caribe é muito religioso! Parece que estão à espera de um salvador, mas a história não está ainda realizando esse sonho.


Encontramos em El Salvador problemas típicos de outros países latino-americanos e também do mundo: camelos, violência, trânsito (pior que em São Paulo), ônibus coloridos e com buzinas bem fortes, seguranças fortemente armados, mas um povo gentil, simpático e acolhedor.

Foto: Carlos Morey O país foi assolado por fortes fenômenos naturais. O último terremoto foi em 2001 e a ultima erupção foi em 2005 (vulcão Santa Ana), mas mesmo San Salvador tem os seus vulcões (a montanha mais alta da cidade (foto) e essa estranha formação onde estou tomando uma cerveja onde construíram várias empresas dentro da cratera!!!

Foto: Carlos Morey A comida típica é a Pupusa! Farinha de milho misturada com água com vários recheios feita na chapa! Legal.

Foto: Carlos Morey Igreja El Rosário: uma igreja diferente. Na forma de um arco cujo concreto é transpassado por vidros coloridos. Essa técnica traz luminosidade, mas também cores impressionantes ao seu interior. Como um arco-íris! E para completar as esculturas de ferro e concreto que retratam o calvário de Jesus. Linda… Nesse lugar também está enterrado o líder da independência de El Salvador da Espanha, Padre José Delgado. Morto em 1811, mas suas ideias levaram à independência em 15 de Setembro de 1811.

Foto: Carlos Morey Catedral Metropolitana. Esses conflitos políticos continuaram até a década de 70 onde a briga pelo poder trouxe a igreja ao ringue! Por busca de uma melhor distribuição de renda, reforma agrária e democracia levou a uma nova revolta em 1979 onde o governo e os militares não cumpriram as promessas eleitorais e toda oposição, igreja e a FMLN se juntaram para combater essa situação! Péssima época… Em 24 de Março uma das principais vozes dessa resistência, Monsenhor Oscar Romero foi assassinato num hospital enquanto rezava uma missa! Esse foi o estopim para a Guerra Civil. E essa se estendeu até 1992. Estimasse que 75mil vidas foram perdidas nesses 12 anos… Monsenhor Oscar Romero está enterrado na Catedral Metropolitana de San Salvador!

Foto: Carlos Morey Palácio Nacional: Pais cheio de desigualdades e que sempre esteve envolto em guerras civis! Na década de 30 do século passado o político que criou o partido socialista centro americano, Augustin Farabundo Marti entrou em confronto com os militares e iniciou uma revolta com os indígenas e os camponeses! Foram severamente atacados e assassinados! Cerca de 30mil vidas se foram… Dessa matança surgiu a Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (FMLN)

Próxima parada, Belize!

Fotos/Texto: Carlos Morey

Introdução/Edição: Evandro Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s