Projeto Imagem: Miolo

Dando continuidade a série de posts das vinícolas que visitamos durante o Projeto Imagem Carnaval 2013 do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), hoje iremos falar sobre a Miolo.
A família Miolo tem sua tradição em vinhos desde 1897 onde já praticava a viticultura, mas só mais de 100 anos depois em 1990 partiu para a produção comercial. Depois se tornou um grupo, a Miolo Wine Group, que hoje é líder de mercado com mais 100 rótulos entre nacionais e importados.

IMG_3202_800x600
Em nossa primeira visita do programa, fomos muito bem recepcionados com um belo espumante rosé por Morgana Miolo e sua equipe.
Aliás este espumante foi minha companhia no Camarote da Vinhos do Brasil no Carnaval 2013.
Fizemos um pequeno city-tour pela fábrica onde pudemos ver parte do processo da elaboração de espumantes, provamos o merlot terroir 2012 na barrica e logo seguimos para a degustação.
Numa bela instalação pudemos ver alguns videos sobre a história do grupo e do mercado de vinhos.
Mas o melhor ainda estava por vir, participamos de uma degustação de alguns rótulos na companhia da Morgana Miolo e seu pai Antônio Miolo.

IMG_3317_800x600
Nesta degustação dois vinhos me chamaram a atenção. O primeiro foi o Castas Portuguesas 2008, sou suspeito para falar deste vinho, sou fã. Ele apresenta bom corpo, tanino e acidez bem equilibrados. Ainda é jovem!

IMG_3318_800x600
Outro vinho que me chamou a atenção foi o Miolo Terroir 2009. Apresenta um leve álcool no nariz, mas nada que comprometa o vinho. Traz notas de frutas vermelhas, é como se pudesse ter a sensação de esmagar várias frutas com a mão e sentir seu aroma. Na boca não se percebe aquele álcool a mais, é bem carnudo e intenso.

IMG_3341_800x600
E quando pensávamos que o dia já havia terminado, fomos convidados para jantar na charmosa Osteria Mamma Miolo.


tin-tin

Edição e Fotos: Evandro Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s