Diário de Bordo Vale dos Vinhedos 2º dia – Um dia de muita sorte!

Ontem foi o segundo dia do Projeto Imagem no Vale dos Vinhedos.
Iniciamos logo pela manhã com uma palestra sobre o IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) e o setor de vinhos no país.

Logo em seguida saímos para nossa primeira visita aos vinhedos da Cooperativa Vinícola Aurora em Pinto Bandeira. Um lugar de uma beleza estonteante, mas pena que hoje quem visita as instalações da Aurora em Bento Gonçalves, não conheça também este lugar. Aliás a Aurora é a vinícola que mais recebe visitantes no Vale, com uma média de 150 mil por ano. Fomos recebidos muito gentilmente por Débora Ribeiro (Assessora de Imprensa) e o enólogo André, que conduziu nosso tour pelos vinhedos, onde pudemos ver as castas Chardonnay e Pinot Noir, além de conhecer as características do terroir e clima.

IMG_3363_800x600

IMG_3385_800x600

Depois fomos agraciados com uma bela mesa farta de entradas e regado a espumante, tudo isso no meio da bela natureza daquele lugar. Para nos acompanhar, logo em seguida chegou o diretor geral da cooperativa, Além Guerra. Pudemos conversar sobre as iniciativas de marketing e investimentos no setor.
Quando pensávamos que a visita havia terminado, eis que surge uma bela mesa pronta para um almoço preparado por uma chef. Um show de aromas, gostos e sensações, tudo preparado com requinte. E a sobremesa? Uma das melhores que já comi, posso dizer que será inesquecível! E o que era? Um creme de manjericão com frutas vermelhas ao fundo, estava perfeito!

IMG_3399_800x600

IMG_3438_800x600

IMG_3464_800x600


Depois de se deliciar com as maravilhas da culinária e do vinho, pensávamos que iriamos descansar no hotel. É neste momento que aparece aquele jogador, como no poker, aposta e acredita que da mesa sairá a grande carta. E foi isso que aconteceu! O Orestes de Andrade Jr (Assessor de Imprensa do IBRAVIN), um dos responsáveis por este projeto e nosso guia nestes dias, retira uma “carta da manga” e me propõe uma visita a Cave Geisse. Até ai tudo bem, certo? Não, se não fosse uma surpresa…

Chegando a Cave Geisse, somos recebidos por quem? Pelo enólogo Mário Geisse! Foi uma tremenda sorte encontra-lo ali, pois o chileno Mário Geisse roda este mundo a fora como consultor de vinhos e proprietário de vinicolas. Por exemplo ele é consultor da Casa Silva no Chile e produz Champagne na França. Conhecemos parte dos 36 hectares da propriedade da Cave Geisse, onde todos escutavam atentamente cada explicação do processo de produção dado por Mário Geisse. Foi uma verdadeira aula, sentia-me na frente de um mito. Além de muito simpático com todos, nos deu a honra de provar uma de suas jóias, um espumante Brut em garrafa magnum da safra de 1998. Foi realmente uma tarde memorável.

IMG_3608_800x600

IMG_3683_800x600
Mário Geisse

IMG_3697_800x600


Por fim, saímos em direção ao Vale Trentino (Farroupinha/RS) na Vinícola Perini, onde fomos recebidos e guiados pelo Pablo Perini (filho do diretor e fundador) e a jovem enóloga Flávia. Conhecemos parte dos 92 hectares de vinhedos com sistema em “Y”, provamos alguns vinhos durante o percurso e no final uma degustação conduzida. A Vinícola Perini produz desde os vinhos finos secos, suaves e sucos. Suas marcas vão desde vinhos mais simples como o Jota Pe até os mais elaborados como o Fração Única e o premium Perini Quatro, o top da vinícola. Aliás atenção especial ao Merlot da linha Fração Única, é um belo vinho. Para encerrar a visita, fomos recebidos na Taberna Perini por Benildo Perini e sua esposa/sócia Maria do Carmo. Num belo jantar, provamos uma salada regada com frutas, uma delícia. Depois uma pasta ao pesto que era o verdadeiro manjar dos Deuses, completando um risoto, carne e para finalizar um sorvete de uva.

IMG_3719_800x600

IMG_3737_800x600

IMG_3741_800x600
Pablo Perini e a enóloga Flávia

IMG_3767_800x600

IMG_3797_800x600


Este foi o nosso dia, amanhã tem mais!


tin-tin

Edição: Evandro Silva

2 comentários sobre “Diário de Bordo Vale dos Vinhedos 2º dia – Um dia de muita sorte!

  1. Que legal, Evandro!! Lindas fotos! Agora vou ter que encontrar um jeito de experimentar esse creme de manjericão, rs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.