Diário de Bordo Vale dos Vinhedos 1º dia – O bom filho a casa torna…

Iniciamos mais um diário de bordo, hoje direto da região do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul.
Antes de falar sobre o primeiro dia de visita, gostaria de contar um pouco da minha história com o Vale dos Vinhedos.
Em 2008 foi minha primeira vez no Vale, numa visita rápida pude conhecer algumas vinícolas entre elas a Casa Valduga, Dal Pizzol, Don Laurindo, Miolo, entre outras. Fiz um pouco de turismo e me apaixonei pelo lugar.

Não demorei muito e meses depois, já em 2009 voltei ao Vale. Nesta última visita tive mais tempo e além de visitar algumas outras vinícolas com a Pizzato e a Lídio Carraro, pude voltar em algumas. Além é claro de participar da vindima, que aliás recomendo a todos terem esta experiencia uma vez na vida. Em resumo é um evento de um dia ou parte dele onde o turista pode fazer a pisa da uva e conhecer todo o processo de produção do vinho. Há vinícola que oferece desde o café da manhã ao jantar incluso no pacote.

Agora voltei ao vale dos vinhedos a convite do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), que esta promovendo o projeto imagem para o carnaval 2013. Bom, mas vocês podem se perguntar o que tem a ver samba como vinho. Este ano a Vinhos do Brasil estará presente no carnaval paulistano, mas não é só na venda de vinhos durante o desfile, mas será tema do carnaval. Com o enredo “Sangue da Terra Videira da Vida um brinde de amor em plena avenida!”, a maior campeã dos carnavais de São Paulo, a Vai-Vai irá levar o tema à avenida.

Neste primeiro dia de visita foi marcado pela chegada de jornalistas de várias partes do Brasil. Pessoas que de alguma forma estão envolvidos com o vinho e sua divulgação. O ponto de encontro foi em Porto Alegre, onde o grupo de 11 pessoas saiu com destino a cidade de Bento Gonçalves/RS.

Após uma pequena parada de aproximadamente 1h30 seguimos todos para a primeira visita do roteiro e a única do dia, na vinícola Miolo.
Chegando lá fomos muito bem recebidos pela Morgana Miolo e sua equipe. Aliás ela foi a simpatia e pudemos conversar um pouco sobre o mercado exterior de vinhos.
Nesta visita conhecemos parte do processo de produção do vinho, fizemos um city-tour pelas instalações e por fim uma palestra acompanhada de degustação.
Nesta degustação Castas Portuguesas 2008 e o Miolo Terroir 2009 foram os vinhos que mais me chamaram a atenção. O Castas por exemplo é um vinho com bom corpo, tanino e acidez bem equilibrados. Ainda jovem e persistente. É um vinho de que eu gosto muito. Já o Miolo Terroir apresenta um leve álcool no nariz, mas nada que comprometa o vinho. Traz notas de frutas vermelhas, é como se tivesse a sensação de esmagar várias frutas com a mão e sentir seu aroma. Na boca não se percebe aquele álcool a mais, é bem carnudo e intenso.

Para fechar a noite um jantar na Osteria Mamma Miolo.

Bom este foi o nosso primeiro dia, amanhã tem mais!


Vejam algumas imagens do dia …

IMG_3202_800x600

IMG_3210_800x600

IMG_3215_800x600

IMG_3262_800x600

IMG_3267_800x600

IMG_3284_800x600

IMG_3288_800x600

IMG_3307_800x600

IMG_3317_800x600

IMG_3318_800x600

IMG_3341_800x600



tin-tin

Edição: Evandro Silva

2 comentários sobre “Diário de Bordo Vale dos Vinhedos 1º dia – O bom filho a casa torna…

  1. Muito legal Pana Evandro, parabéns. A Miolo é a melhor recepção do Vale!! Queria deixar a mensagem para que os novos condomínios não destruam a beleza rural e bucólica do Vale dos Vinhedos. Não deixe de ir também no restaurante RUSTICO e mande lembranças minhas ao querido Vilmar Bettu. Bom passeio. TIM TIM, Dom Tiburcio

    Curtir

    1. Olá Dom TIburcio,

      Fui sim no restaurante Villa Rustica almoçar com alguns produtores no último dia. Infelizmente não consegui ir no Bettu, mas tive o prazer de conheçer a lenda vida, Mario Geisse. O cara é um craque em espumantes, foi uma verdadeira aula.
      O Vale sim é lindo e espero que a especulação imobiliária que varre o país não acabe com esta beleza.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s