Bem amigos do blog… estranho não? Até o final do post irão entender o porque.
Neste terceiro dia de visitas ao Vale dos Vinhedos pelo Projeto Imagem Carnaval 2013, iniciamos o dia com uma palestra sobre sucos de uva com a Dra. Caroline Dani no restaurante Casa Di Paolo em Caxias do Sul/RS. Uma palestra para lá de interessante, onde pudemos aprender muito sobre mitos e propriedades do suco de uva. No final, uma degustação as cegas de sucos de uva.
Copo degustação do suco de uva
Danceteria em Caxias do Sul/RS, que usando este nome para lá de criativo deu origem ao subtítulo deste post.
Após um almoço harmonizado pela Casa Venturini lá mesmo no restaurante, seguimos para a própria vinícola, onde o enólogo Felipe Bebber nos recebeu em suas instalações. Vimos parte do processo de produção e uma curiosidade, tanques de 1.000.000 de litros para armazenamento. Nossa visita termina com uma degustação vertical do vinho Casa Venturini Chardonnay Reserva 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011.
Tanques de 1.000.000 de litros
Vertical do vinho Casa Venturini Chardonnay Reserva
Mais uma vez o Orestes de Andrade Jr (Assessor de Imprensa do IBRAVIN), nos surpreendeu. Fomos agraciados com uma visita rápida, mas muito boa a Luiz Argenta em Flores da Cunha/RS. Um vinícola de uma arquitetura linda, bem semelhante as grandes vinícolas da Espanha. Um lugar que vale a pena conhecer. No final da visita, ainda provamos alguns vinhos.
As rochas fazem parte do interior da vinícola
Depois de um trânsito imenso, é acreditem, pensei estar em São Paulo. Finalmente chegamos a última visita do dia na Vinícola Salton. Fomos recebidos pelo sommelier Vinícius Santiago e equipe da Salton. Fizemos um city-tour pelas grandiosas instalações da vinícola, que aliás é outra que vale a pena e muito conhecer. É algo impressionante o tamanho dela.
Depois partimos para um jogo de aromas, onde teríamos que acertar o maior número para ganhar um premio surpresa. Logo em seguida assistimos uma palestra onde conhecemos a Salton em números, projetos e lançamentos. Por exemplo na Expovinis 2013, será lançado um vinho top chamado Paulo Salton em homenagem ao fundador. Será um corte de 40% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot e 20% Cabernet Franc, passará 1 ano e meio em barrica e terá aproximadamente 13000 garrafas. Um outro lançamento importante, mas para o final do ano, será um vinho com 7 castas, mas ainda sem nome. Passará 1 ano em carvalho e levará na sua composição as castas Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Ancelota, Marselan e Teroldego.
Após a apresentação, fizemos mais um jogo, onde tínhamos o mesmo vinho, com o mesmo tempo em barrica, só que em barricas de diferentes países. Havia francesa, americana, húngara e croata. Quando pensávamos que as surpresas haviam terminado, partimos para uma degustação as cegas.
Para fechar com chave de ouro, um belíssimo jantar harmonizado com tudo que tínhamos direito, pasta, polenta, costela de porco, frango, muito vinho e diversão. Aliás diversão não faltou, o Vinícius é um show man, canta jingle, musica, conta piada e fala e bastante sobre vinhos. Pudemos provar um Pinot Noir noir muito bom e um belo espumante, além do lançamento da próxima Expovinis, o Paulo Salton.
Foi um dia bem intenso, mas ainda não acabou! Aqui vai a explicação porque comecei o post daquela maneira.
No final da noite, poucos ainda puderam ir ao bar e danceteria Estação Bangalô em Bento Gonçalves/RS e ver nada mais, nada menos que o narrador Galvão Bueno, bancando o DJ na pista. É mole?
Não, Éééééééééééééé do Brasilllllllllll !!!!!
Amanhã tem mais!
tin-tin
Edição: Evandro Silva
É, pelo visto foi um belo passeio!
CurtirCurtir
Jane, bem puxado eu diria, mas valeu a pena cada momento!
CurtirCurtir