O quarto e último dia começou cedo. Participamos de um mini-circuito de degustação onde pudemos provar alguns rótulos ainda desconhecidos para a maioria. Havia muita coisa interessante e que em outro post falarei mais.
Após o circuito, partipamos de um almoço no restaurante Valle Rústico em Garibaldi. Comandado pelo Rodrigo Bellora, como o mesmo nome diz, é um restaurante bem rústico, mas sem deixar de ser belo e com uma comida muito boa. Estava um ambiente muito agradável, onde pudemos conversar informalmente com o produtores e provar seus vinhos.
A parte da tarde tivemos livre e alguns optaram por visitar o paraíso…
Chegamos a vinícola Estrelas do Brasil, um percurso um tanto difícil de chegar, mas cada esforço compensa. Fomos recebidos pelo Irineo Dall Agnol em seu paraíso. Nada de luxo, mas muita natureza em uma paísagem belíssima. Acredito que seja a vista mais alta para o Vale dos Vinhedos, é algo de tirar o folego.
Uma cadeira, rede, esteira e um espumante não era o que faltava, mas tudo isso só tornava aquele lugar ainda mais especial. Ficamos horas admirando a vista e para ajudar o dia estava lindo!
Depois fomos visitar cada pedacinho deste ambiente “selvagem” e encantador ao mesmo tempo. Na companhia de Irined, que nos mostrou seus vinhedos e projetos para aquele lugar. Voltamos, provamos mais espumantes apreciando a vista e escutando as histórias de Irined sobre seus vinhos e o lugar.
Infelizmente chegou a hora de partir, mas saímos renovados, é como se algo pudesse dar mais energia. Sim, a natureza pode dar isso e muito mais, basta cuidar.
Para finalizar o dia, fomos recebidos na Lidio Carraro pela matriarca da família Dna. Isabel e sua famíla. Todos puderam conhecer um pouco da história desta vinícola boutique que vem crescendo e hoje mesmo não estando entre as grandes, consegue a incrível marca de exportar para 19 países.
Como último evento, estivemos num jantar oferecido pela Lidio Carraro no restaurante Manjericão, em Bento Gonçalves. Por uma coincidência, tivemos a presença do prefeito da cidade de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.
Muito simpático Pasin, cumprimentou a todos, contou um pouco sobre a cidade e a importância do vinho para ela e por fim agradeceu a visita de todos.
O dia acabou? Não! Ainda teríamos um último brinde no hotel com uma garrafa magnum do espumante brut Cave Geisse 1998. Um espumante maravilhoso e que fechou e muito bem estes dias do Projeto Imagem no Vale dos Vinhedos.
Agradecemos ao IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) pela iniciativa de fazer projetos como este para divulgar o vinho nacional.
Beba vinho, mas sempre com moderação!
tin-tin
Edição: Evandro Silva
Belo post Evandro! Depois daquela vista do Estrelas do
Brasil e do encerramento com aquela magnum do Cave Geisse Brut
1998, não podíamos querer nada melhor… Abs, Luiz Cola
CurtirCurtir
Obrigado Luiz! Tem razão foi para fechar com chave de ouro.
Abraço
CurtirCurtir
Aff… saudade do meu Rio Grande!
CurtirCurtir
Jane,
Passaria o dia todo na Estrelas do Brasil, só petiscando, bebendo espumante e namorando aquela vista até o sol se por…
CurtirCurtir