Já provou um ice wine?

Primeiramente gostaria de explicar de uma maneira simples o que é uma icewine. O icewine é um vinho produzido a partir de uvas congeladas ainda na videira. Sabemos que a uva é composta de partes sólidas e líquidas. Esta última parte é a que congela fazendo com que os açúcares fiquem mais concentrados e em maior número. Tudo isso faz com que a videira tenha um rendimento muito baixo e ao ponto de produzir apenas uma garrafa. Por todos estes fatores, o icewine é um vinho doce, mas o seu preço salgado.
Dias atrás tivemos o prazer de provar esta obra-prima da viticultura. Estávamos na Portal dos Vinhos e resolvemos provar o icewine alemão Natchtgold 2008. Nome inspirado no evento que ocorre durante o cultivo, onde a temperatura à noite cai para
-7ºC, a uva congela e na manhã seguinte desce uma gota dourada que é chamada de Nachtgold em alemão. Um nome bem poético diria.
Bom, falando sobre o vinho podemos dizer que é algo de outro mundo, uma sensação única de provar este que eu diria ser o mais puro e divino néctar dos Deuses. Apresentando uma cor dourada, lembra uma jóia em ouro 24k. No nariz notas delicadas de pêssego em calda e maracujá fresco. Completa este vinho baixo teor alcoólico 8,5% vol, uma boa acidez e que traz um doce na medida certa. É um vinho muito elegante, perfeitamente harmônico e que provoca todos os básicos sentidos…

tin-tin

Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel

2 comentários sobre “Já provou um ice wine?

  1. Amigo, POR FAVOR me ajude COM NOMES!
    Quero vinhos icewine, n acho os nomes danados! Tomei um antracita ice wine, argentino, afff, maravilhoso, mas n acho outros! Vc pode colocar os nomes aqui? Ou uma forma facil pra eu achar esses vinhos? Esqueça valores…
    Obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.