Duas visões sobre a magia do Vale dos Vinhedos

Faz um bom tempo que eu penso em chamar alguns amigos blogueiros para escrever comigo. Tive esta idéia no ano passado, mas por questões de tempo nunca coloquei em prática. Recentemente apareceu uma oportunidade de voltar ao Vale dos Vinhedos e coincidentemente uma grande amiga e blogueira Evelyn Fligeri do blog Taças e rolhas estava na comitiva.
Então por que não colocar este projeto para funcionar? Convidei-a e prontamente recebi uma resposta positiva. E o tema, qual seria? Concordamos em falar algo sobre nossa visita ao Vale dos Vinhedos…

Os últimos dias vem sendo bem intensos, com muita surpresa boa. A última foi o convite que recebi do Evandro Silva, editor do blog Confraria dos Panas, para elaborar um post com ele sobre o Vale dos Vinhedos, já que ele também esteve por lá nos últimos dias, juntamente com o grupo selecionado pelo Ibravin. É óbvio que aceitei o convite! Obrigada, Evandro, pela oportunidade.
Abaixo, segue o bate-papo das nossas impressões sobre a maior região produtora de vinhos no Brasil.

IMG_3385

Esta é a minha terceira vez no Vale dos Vinhedos, já a Evelyn seria sua segunda vez.
Sabe Evelyn, mesmo já estando lá outras vezes posso dizer que esta foi a que mais me impressionou. Já participei de Vindima que foi uma experiencia única, mas esta visita em si tinha algo para lá de especial. Passamos por lugares que até então desconhecia, pude ver como o Vale é grande e quanto pouco o conheço. Ir e visitar meia dúzia de vinícolas, isso não é conhecer o vale, é estar presente em uma pequena parte dele. O Vale dos Vinhedos é um universo, onde existem constelações e cada estrela com seu brilho. De grandes a pequenas vinícolas a raiz esta na cultura destes colonizadores italianos que ao receberem seu pedacinho de terra, tornaram produtiva e no que vemos hoje.
O Vale dos vinhedos para mim foi um caso de amor, onde se aprende não só a cultura do vinho, mas principalmente de um povo.
E nada melhor que uma descendente de italianos para falar disso.
Evelyn o que você achou?

IMG_3396

Pois é, Evandro. Na verdade já estive no Vale dos Vinhedos outras três vezes, mas nunca havia visitado nenhuma vinícola. A última vez que lá estive foi no ano passado, com a família toda. Meu pai recebeu um prêmio da Randon, por tempo de serviço. Bebemos muito vinho, mas só nos bons restaurantes do Vale. Percebi que não ter visitado as vinícolas antes foi um grande erro, mas ainda bem que foi possível consertar esta falha. É realmente apaixonante ver a dedicação de todas aquelas pessoas em dar sequência aos “negócios da família”, iniciado pelos avós ou bisavós. É emocionante saber que por trás de cada garrafa existe toda uma história de trabalho, dificuldade e superação. Por isso, sempre que abrirmos um vinho, vale a pena recordar que muitas pessoas estiveram envolvidas naquele processo. Além disso, o que mais me encantou foi ver o esforço desses produtores em elaborarem vinhos com qualidade. É difícil, em um país como o nosso, vencer o produto importado (“sempre endeusado”) e as grandes tributações existentes! De fato, fazer vinho no Brasil é uma grande luta e percebi que muitos produtores são bravos guerreiros. Pretendo voltar em breve para conhecer outras vinícolas.

IMG_4240

O nosso muito obrigado ao IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) pela iniciativa do Projeto Imagem Carnaval 2013 e por outras iniciativas que venham a colaborar para a divulgação do nosso vinho, Vinhos do Brasil!

Obrigado Evelyn por aceitar o meu convite!

Sou eu quem agradeço a possibilidade de escrever nesse blog que eu tanto curto! Gostaria de agradecer também ao IBRAVIN, pela iniciativa de divulgar o nosso produto. Sim, porque se trata do nosso vinho!


Um brinde com um belo espumante nacional cheio de perlage e sabor

IMG_3713_800x600


Evelyn Fligeri e Evandro Silva

Fotos: Evandro Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s