Mais uma vez tenho que dizer aqui neste blog o trabalho sério que faz esta vinícola, a Ontañon. Este ano tive o prazer de conhecer pessoalmente, aliás deixo aqui meu eterno agradecimento à Raquel Perez e a sua fiel escudeira Maria. Ambas tornaram a nossa viagem à Rioja algo especial.
Bem, mas estamos aqui para falar de um vinho desta vinícola, o Vetiver 2003. Um dos preferidos do pana Francisco Stredel. Eu ainda tinha uma garrafa desta safra em casa e guardei por um tempo para ver como ficaria. Abrí este final de semana, e o vinho estava ótimo. Claro, perdeu um pouco daquela "juventude" e frescor que esperamos muitas vezes de um branco, mas ganhou em elegância. Estava mais macio na boca, redondo e trazia notas de baunilha, mel, tostado e uma fruta bem presente, no caso a pêra.
Sinceramente gostei muito, foi um dos melhores Vetiver que provei. Pensei e vou fazer novamente esta prova, só que escolherei outra safra e deixarei por mais tempo.
Bom, para produzir este belo vinho foi utilizada a casta Viura (100%), foram necessários 6 meses em barricas americanas novas e um bom tempo em garrafa.
Nota 89pts ES!
tin-tin
Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel