Storia 2006, entrevista com Ricardo Tomasi

Ricardo Tomasi, confrade e proprietário da Specialità, responsável pela distribuição e representante oficial dos vinhos da Casa Vaduga em São Paulo. Num bate-papo descontraído ele nos conta sobre o tão esperado lançamento para este ano, o Storia 2006.


Conte um pouco sobre a produção da versão 2006 do Storia
A casa Valduga tem um terroir específico para o Storia, de lá saiu o tão aclamado vinho de 2005. Apos a colheita e processo de vinificação, o vinho passou 1 ano em barrica e aproximadamente 3 anos em garrafa, até que em fevereiro deste ano que sairia o Storia. O 2005, ficou menos tempo em garrafa, até porque a safra 2005 foi excepcional.

E se não saísse o Storia? Que vinho sairia?
Se não chegasse no padrão definido pela vinícola para o Storia, o que teríamos seria um grande Merlot. Hoje temos o Gran Reserva Cabernet Sauvignon, então neste caso, seria lançado o Gran Reserva Merlot 2006. É como acontece com alguns grandes vinhos na europa, que dependendo da safra sai o grande vinho ou é lançado um nível um pouco abaixo, mas de excelente qualidade.

Como foi o processo para saber se teríamos o Storia?
Apos o acompanhamento, envelhecimento em garrafa o vinho foi submetido a um teste as cegas. Neste teste estavam alguns dos melhores vinhos nacionais, 2 franceses e as safras 2005 e 2006. Na própria Valduga os enólogos da casa avaliaram todos os vinhos. O que não foi surpresa é que em primeiro lugar com 93 pontos tivemos o Storia 2005, em segundo o Storia 2006 com 92 pontos, em terceiro um dos franceses com 90 pontos. O que mostra a superioridade do Storia e que a safra 2006 promete seguir os passos do seu irmão mais velho o Storia 2005.

Quantas garrafas foram produzidas?
Para o Storia 2006 foram produzidas 9983 garrafas, que dá um pouco mais de 1600 caixas. Pouco se for pensar, mas superior a produção da safra 2005 que teve um total de 6122. Uma curiosidade: Na safra 2005 foram perdidas aproximadamente 2000 garrafas por um problema na produção.

Quais as principais diferenças entre o Storia 2005 e o 2006?
Ainda não provei. Após o teste as cegas não foi disponibilizado nenhuma unidade. Estão todas descansando até começar a distribuição do produto. Sabemos que a safra 2006 não foi excepcional como a 2005, mas foi muito boa. O Storia é um vinho de guarda, que vai melhorando conforme o tempo. Para beber já, melhor que passe por um decanter.

Como será o lançamento? Campanhas de marketing para o produto?
Já que a safra 2005 foi praticamente um sucesso de boca em boca.
O lançamento oficial vai acontecer em evento na Expovinis, marcada para o final de Março.As ações de marketing já começaram. A Specialità enviou uma mala direta aos seus clientes com a proposta de pré-venda do produto. A Casa Valduga por sua vez esta publicando em mídia impressa, como por exemplo em revista de companhia aérea o lançamento do produto. A mídia impressa deve-se espalhar para outras revistas voltadas ao público em geral.

E a venda do produto, como será? Qual a sua espectativa de venda?
A venda já começou pela mala direta. Os interessados podem procurar a Specialità e fazer a sua reserva. A entrega do produto deve acontecer em meados de Julho ou Agosto. Quem quiser esperar até lá, terá que correr, pois a procura nas lojas especializadas para comprar o produto será grande. Só no primeiro dia foram vendidas 400 caixas, aproximadamente 25% da produção. Hoje a Specialità já vendeu 18% do que foi produzido.

Bem caros leitores, esperam que tenham gostado desta entrevista com Ricardo Tomasi, que pode nos contar muito sobre o que promete ser o grande lançamento de vinho nacional este ano.


Ah, eu já reservei a minha, e você?

Um grande abraço a todos e obrigado Ricardo!

tin-tin

Edição e reportagem: Evandro Silva

Um comentário sobre “Storia 2006, entrevista com Ricardo Tomasi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.