Diário de Bordo Bordeaux 5º dia – O mundo não é o bastante!

Hoje iniciamos logo cedo e fomos para uma visita agendada no Château Kirwan em Margaux. Uma ótima experiência e ainda mais sendo conduzida por Natali, que faz parte da família que hoje é proprietária do Château.
Conhecemos os vinhedos, um pouco de história de Bordeaux e do château. Depois fomos ver parte do processo de produção do vinho. Por último fizemos uma degustação de dois vinhos.

chateau_kirwan_1

chateau_kirwan_2

chateau_kirwan_3

chateau_kirwan2009

charmes_de_kirwan2006


Saindo do château Kirwan, partimos direto para a Vinexpo. Como já havíamos feito o cadastramento via site, a entrada é fácil, rápida e sem filas. Entregamos impresso o nosso ticket e em segundos saíamos com um crachá pronto para a feira. Já para aqueles que não se cadastraram, pagam 40 euros ou apresentam um cartão de visita da empresa para ter a entrada gratuita.

Vinexpo2013_entrada

Vinexpo2013_pavilhao

Vinexpo2013_dentro

Vinexpo2013_Provence


Este ano percebi a feira um pouco diferente, mas pode ser impressão minha. Percebi os stands muito espalhados, já em 2011 a impressão que tive é de que eles agruparam-se em regiões. Não que este ano não esteja assim, mas por exemplo os vinhos do Rhone estão ao lado dos sul-americanos.
Para comer vi este ano mais organizado, menos filas apesar de ainda continuarem grandes. De qualquer forma continuam do lado de fora dos pavilhões.
Uma surpresa agradável foi o estacionamento de visitantes, que é gratuito e se não me engano não existia a cobertura que tem hoje.
Continuando as rotas especiais de ônibus para os principais pontos da cidade, incluindo estações de trem por exemplo.

No geral gostei do dia de hoje, reencontrei alguns amigos que não encontrava faz alguns anos. Provei alguns vinhos bons, como Luca Nico, agora na safra 2009. Este vinho é um dos melhores argentinos que já provei, mas na safra 2005.
Outro destaque para a feira, foram duas degustações de champagnes J. de Telmont e Pol Roger.
Tivemos o prazer de uma degustação de Jerez conduzida por Ana Conde das Bodegas Tradicion.
A Vinexpo tem de tudo, vinhos, destilados de toda parte, até parace que para ela o mundo não é bastante.
Para se ter uma idéia até vinhos da Bulgária experimentamos.

Champagnes_PolRoger

Vinexpo2013_BodegasTradicion


Por fim visitei os amigos da Vinhos do Brasil, onde fomos recebidos pela Martha Caus (Assessora de imprensa do Ibravin), a Morgana Miolo, a Michele Varnier (Peterlongo) e Marcia Amaral da Lidio Carraro.

Vinexpo2013_Wines_of_Brazil

Nesta visita finalmente conheci o vinho da Copa do Mundo! Conversei bastante com a Marcia sobre este projeto e claro provei os vinhos. Será um tinto e um branco. Mais detalhes em breve aqui no blog, mas de primeira mão ou não, mas direto da Vinexpo 2013, o rótulo do branco:

Vinho_Copa2014_branco


O_Fournier
Para a nossa despedida de hoje do evento, fomos convidados a um trailer da O. Fournier onde comemos algumas tapas e provamos alguns vinhos.

Para fechar a noite, fomos convidados por Raphael Allemand, representante de alguns produtores franceses no Brasil a loja Vinotheque no centro de Bordeaux para um coquetel com vinhos da região.

Salut!

Edição: Evandro Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s