Gastronomia: Arroz Carreteiro com Espumante Casa Valduga Reserva Brut

No final de semana fui a um restaurante de carnes especializado em fazer Picanha na brasa. Como sempre ficaram alguns pedaços e decidi levar para casa pensando em fazer um arroz carreteiro. Como sabem este prato tem história, era uma refeição que acompanhava os carreteiros e que surge com a dificuldade de conservar seus alimentos de forma correta. Por este motivo as receitas são à base de Charque (Carne de Sol). Há receitas como no Mato Grosso que usam a carne que sobrou do churrasco anterior. Esta receita chamou minha atenção porque me pareceu mais aderente à realidade dos carreteiros, enfim, segue uma receita com alguns toques adicionais.

Ingredientes:
500gr de carne de churrasco de dia anterior (qualquer tipo a qualquer ponto de cocção)
200gr de linguiça de churrasco do dia anterior (se não tiver use calabresa defumada)
200gr de bacon em cubos
3 Taças de arroz
6 Taças de água
2 Cebolas médias
2 talos de cebolinha
5 Dentes de alho
1 talo de coentro
1 Pimentão grande vermelho
1 Pimentão grande verde
1 lata de tomates pelados
2 folhas de louro
Sal e Pimenta ao gosto

Modo de Preparo:
Corte a carne em cubos, se tiver ossos tire-os e descarte-os. Também corte os outros ingredientes em cubos pequenos. Se tiver uma panela de ferro use-a porque não tem nada melhor para cozinhar este prato, se não tiver uma tenha paciência, do mesmo jeito vai ficar ótimo. Com a panela ainda fria coloque o bacon e leve a panela a fogo baixo até que o bacon libere a gordura e vire um óleo, nesse mesmo óleo junte a cebola e o alho ate que dourem, a fogo médio, junte os cubos de carne e linguiça e siga dourando por 5 minutos, logo acrescente sal e pimenta ao gosto, as folhas de louro, a cebolinha, os pimentões, os tomates sem pele, misture bem todo e cozinhe por 5 minutos. Após esse tempo coloque as taças de arroz, misture bem todo e adicione a água. Quando estiver pronto o arroz desligue o fogo e deixe repousar o arroz na panela com a tapa fechada por 5 minutos, logo leve a panela na mesa e sirva o arroz sem restrição. Se preferir sirva com coentro que dará um toque muito especial.

Espero que gostem e bom apetite. Pessoalmente harmonizei este prato suculento com espumante Casa Valduga Reserva Brut de 25 meses de maturação.

Buen provecho!

Fotos: Francisco Stredel

Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s