Storia 2005 x Storia 2006, quem venceu este desafio?

Há um pouco mais de uma semana tivemos o prazer de provar mais uma vez este grande vinho brasileiro. Na minha opinião a safra 2005 é o melhor tinto nacional que já provei. Não é por menos que a safra seguinte a 2006 foi um sucesso já na pré-venda. Hoje encontrar alguma garrafa da safra 2005 é algo raro, aliás uma missão quase impossível. Já a safra seguinte procurando um pouco mais é possível ainda encontrar algumas. Sabemos que a safra 2005 no Brasil foi excepcional e tivemos grandes vinhos por aqui. Já a safra 2006 não teve o mesmo êxito, mas pode produzir bons vinhos. Então o que dizer deste desafio, já está ganho? É carta marcada? É o que vamos ver logo mais…
Graças ao nosso confrade Dom Tiburcio, abrimos esta pequena vertical na Portal dos Vinhos no Morumbi. Neste encontro entre amigos, participaram: Dom Tiburcio, Emilio Santoro, José Carlos e eu. Colocamos um em cada taça e fomos provando alternadamente. Sem maiores pretensões fomos conversando e degustando o vinho. Nada formal, apenas um bom vinho para um final de tarde.
Conforme o tempo passava fomos comentando sobre a evolução dos dois vinhos. Não falarei aqui tecnicamente, mas como um amante do vinho que estava compartindo-os com amigos.
O que pude notar é que a safra 2005 ainda continua potente, é aquele tipo de vinho que diz porque veio. Tem muita presença, corpo e ao mesmo tempo elegante.
Já a safra 2006 não mostra tanta potência, mas ganhou muita elegância com o passar do tempo na garrafa. Ficou um vinho mais redondo, mais harmonioso.
Concluindo, o Storia 2005 é ainda um grande vinho e confirma o seu poder de guarda por muito mais tempo. O Storia 2006, eu diria que hoje é muito mais vinho desde que foi lançado.

Afinal quem venceu este desafio?

Nós por provarmos duas maravilhas do terroir brasileiro…

tin-tin

Edição: Evandro Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.