Espanha – Diário de Bordo 5º dia, A Capital da Rioja! (por Evandro Silva)

Hoje começo este diário falando sobre uma richa muito antiga entre duas cidades muito importantes da Rioja. Logroño a capital da Rioja e Haro a capital da Rioja. Vocês podem estar pensando que sou louco, afinal os dois são a mesma coisa. Não ! Oficialmente pelo Governo, Logroño é a capital oficial da Rioja. Haro por sua vez, por questões políticas passadas não conseguiu ter o direito de ser a Capital, por este motivo usa o título de “Capital del Rioja”, ou seja, capital do que chamamos de vinho da Rioja. Espero que tenham entendido. Não pretendo me alargar neste assunto, vamos deixar para um próximo post. Bem, como falei em Haro, vamos a Haro!

Haro esta no que chamamos de Rioja Alta. Uma cidade das mais bonitas que conheci nesta região. Casas pequenas, ruas estreitas e tudo muito organizado. Chegando à região onde estão as bodegas que fomos visitar, tudo em volta me lembrava a avenida de Champagne. Claro sem as mansões mas tudo muito perfeito. Fomos Emilio Santoro, Maria (Bodegas Ontañón) e eu à visitar em especial 2 bodegas, La Rioja Alta e Viña Tondonia. A primeira mais moderna, a segunda mais secular. Infelizmente a outra Bodega vizinha a Muga estava fechada, uma pena! Um dado importante são todas bodegas visinhas. Na La Rioja Alta conhecemos algumas partes do processo de vinificação, desde a montagem de barricas ao armazenamento. Ao final provamos alguns vinho entre eles: Albariño Lagar de Cervera 2009, Viña Alberdi Crianza 2003, Viña Arana Reserva 2001 e o Viña Ardanza Reserva Especial 2001. Ah, uma coisa que não posso deixar de comentar é o capricho que tem a loja da La Rioja Alta, é algo de muito bom gosto.


Loja da bodega La Rioja Alta

Depois fomos a Viña Tondonia, esta impressiona pelo número de barricas antigas. Numa Bodega mais que centenãria, percorremos seu interior e vimos coisas muito raras. Deste garrafas muito antigas ao processo natural de manter o vinho na temperatura ideal, através da humidade. Tudo muito preservado pelo ambiente natural e isso que é o que impressiona. Se queres ver algo único não pode deixar de ir à esta vinicola.


Uma parte das milhares de barricas da Viña Tondonia


Garrafas armazenadas à décadas.

Outro dado importante a Vinã Tondonia é a mais antiga da região depois que passaram a usar os métodos franceses de vinificação. Por fim fomos degustar alguns vinhos entre eles Tondonia Reserva 1992 branco, um vinho de uma cor expetacular e logo depois o Tondonia Reserva 2000 tinto. O branco gostei muito, recomendo! Depois fomos comprar vinho e claro beber. Numa loja pequena, mas bem futurística no seu formato e material e com um “bar” dentro bem tradicional faz uma mescla entre o novo e o antigo. Neste lugar provamos grandes preciosidades, como Bosconia 1991 tinto, Tondonia 1987 branco e o Tondonia 1991 tinto. Para nossa grande surpresa conhecemos a Sra. Maria Jose Lopez de Heredia, pertencente à quarta geração da família e esta a cargo de toda Bodega. Conversamos muito sobre vinhos, comercio e Brasil. Conhecer Maria Jose foi uma experiência única.


Eu, Maria Jose Lopez de Heredia e Emilio Santoro

Depois de tanto vinho fomos claro comer e como não podia deixar de ser outro festival de gula. O lugar da vez, o El Portillo em Haro. Recomando as entradas e sem não tem muita fome fique com elas, são sensacionais. Para finalizar nossa ida à Haro visitamos uma loja de vinhos, aliás há algumas opções e todas muito perto. Por fim voltamos a Vinã Ontañón e como não podia deixar de ser fomos supreendidos mas uma vez e provamos um Ontañón Gran Reserva 1994 e um Reserva 2004.

Aliás não podemos Emilio e eu deixar de agradecer todo o empenho e carinho com o que fomos recebidos por estas meninas.


Eu, Raquel Pérez Cuevas, Emilio Santoro e Maria Gómez

Destino, Cuenca…

Até o próximo post!

tin-tin

Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.