Feijoada é um prato muito típico de São Paulo e Rio de Janeiro. Aqui na capital paulista, se come todas as quartas e sábados. Já na capital fluminense, às sextas.
Feijão preto, paio, charque e costelinha, são alguns dos ingredientes, mas há quem prefira boa parte do porco dentro dela. Não podemos esquecer dos acompanhamentos, arroz, couve, laranja, bisteca e um bom e crocante torresmo. Claro, uma boa caipirinha para acompanhar.
Já comi muitas feijoadas em São Paulo, desde as mais sofisticadas até aquela que você não tem coragem de visitar a cozinha. E como diz um amigo meu, estas são as melhores.
Fiz uma relação de algumas que tenho em memória, e aproveitei para dar a minha opinião. São elas:
– Badaró (Morumbi Shopping), para quem gosta do sistema buffet e tudo separado, paio, orelha, charque, costela, etc.
– Bar do Arnesto, a feijoada diria que é ok, nada de extraordinário. O problema é a música, ou vou para comer ou beber e escutar música. Os dois não combinam.
– Bar do Nico (a minha preferida), é bem servida e muito boa. O caldo é o ponto forte desta feijoada.
– Bolinha, uma feijoada “Nutella”, boa, e um pouco mais cara.
– Boteco São Conrado (Vila Madalena), é uma das minha preferidas quando o assunto é buffet de feijoada.
– Estadão, feijoada boa e simples. Não tem erro.
– Frangó, uma feijoada normal diria, parece que foi feita na hora.
– Lana na Vila Madalena, um pouco mais leve, para quem gosta de uma feijoada “light” se é que se pode dizer isso.
– Moça Bonita (Portal Morumbi), já foi melhor antes de mudar do local onde estava. De qualquer forma, mesmo a antiga, ainda devia um pouco no conceito de custo x benefício.
– Pirajá (Shopping Eldorado), falta um pouco de “sustância” como diz a minha mãe. Falta charque e que tudo tenha o mesmo gosto.
Existia uma feijoada na rua Augusta com a Antônio Carlos, bem antigo, eu era moleque e meu pai me levava lá. Vinha numa cumbuca pequena e borbulhando. Esta imagem nunca saiu da minha cabeça. Foi ai que nasceu a minha paixão por este prato.
Qual é a sua feijoada preferida?
Coma, aproveite a vida e seja feliz!
Fotos/Publicado por: Evandro Silva