Recentemente, tive o prazer de provar a safra 2013. Diretamente dos tanques da Aracuri, provei os vinhos que chegarão ao consumidor em breve ou entre 3 a 4 anos.
Comecei pelo espumante e parti para os brancos. O Aracuri brut Chardonnay tem tom cítrico e fruta perfeita.
O branco Aracuri Chardonnay sim, este é dos deuses! Provei o mesmo vinho com dois processos diferentes de fermentação em inox. O primeiro é leve, frutado, muito jovem. Uma delícia! Beberia litros dele. O segundo é mais elegante e com personalidade.
Segundo a enóloga da vinícola, Paula Guerra Schenato, teremos uma boa surpresa em breve, quem sabe o casamento destes dois Chardonnay´s.
Acredito que seria perfeito, o jovem e viril, misturado a elegância e personalidade, o equilibro perfeito.
Continuando minha visita, parti para os tintos.
Provei algumas amostras de Merlot e Cabernet Sauvignon. Gostei e muito da qualidade do Merlot e, principalmente, do Cabernet Sauvignon. Este último é um vinho que impressiona por ter uma tipicidade própria e bem diferente das demais regiões vinícolas do Rio Grande do Sul. O Cabernet Sauvignon não traz aquela nota terrosa encontrada em muitos exemplares da Serra Gaúcha, mas sim um vinho muito elegante.
Por fim questionei a enóloga da vinícola se teríamos um sério candidato ao vinho top da Aracuri, o Collector. Ela disse que podemos ter novidades.
Saúde!
Foto e Edição: Evandro Silva