Mais um dia nublado e chuvoso em Bordeaux. Saímos logo cedo para uma visita no Château Clinet, na região de Pomerol.
Fomos recebidos por Monique Montépini, que nos mostrou parte do château e por fim uma degustação conduzida de 3 safras do Clinet, 1985, 1995 e 2005.
Em breve aqui no blog falaremos mais sobre esta degustação vertical.
Após a visita, saímos para Saint-Émilion.
Almoçamos no Les Clos du Roy, onde posso dizer que foi o melhor que comemos em matéria de gastronomia nestes dias. O preço não é dos melhores, nada exorbitante, mas é caro.
Os pratos todos muito bons e para finalizar uma sobremesa dos deuses.
Após o almoço fomos passear e conhecer a bela Saint-Émilion. Posso dizer que é uma das cidades mais lindas que já conheci. Entre suas belezas, pode-se encontrar lojinhas de tudo e principalmente dos famosos Macarons e de vinho mais muito vinho. Nunca vi tantas lojas de vinhos juntas por metro quadrado.
Dentre as que visitamos, gostamos mais da Comptoir des Vignobles, onde se pode encontrar os vinhos top de linha da região. Todos estão lá, Petrus, Margaux, Mouton Rothschild entre outros. A cave subterrânea é algo incrível, são vários ambientes com caixas de vários produtores da região. Eu diria que é uma adega dos sonhos, a fantástica “fabrica” de vinhos.
Mais uma vez para fechar a noite, jantamos no L´entrecôt. A comida é sempre boa, preço bom 17,50 por pessoa para o entrecote. O atendimento é uma loteria, você pode ser muito bem atendido, mas também pode ocorrer o contrário.
Terminamos a noite em casa provando o que sobrou das garrafas do Château Clinet.
Santé,
Edição: Evandro Silva