WineBar: Salton, 100 anos de Talento

Ė com este trocadilho entre o espumante 100 anos e o tinto Talento, que iniciamos nossa matéria sobre a degustação do WineBar.
Para aqueles que ainda não conhecem o Winebar ė uma idéia bem bolada pelos amigos Alexandre Frias (Enoblogs) e Daniel Perches (Vinhos de Corte). Com o lema de ser um ponto de encontro dos amigos do vinho, a cada degustação vem trazendo mais adeptos.
Nesta última degustação tivemos os vinhos da Vinícola Salton, como representantes o espumante 100 anos, o Gamay e o Talento.

Com apresentação do Daniel Perches, começamos provando o espumante Salton 100 anos Nature. Espumante criado para comemorar os 100 anos da vinícola. Apresentando cor amarelo ouro e boa perlage. No nariz notas de fermento bem presente. Já na boca tem boa acidez e notas de levedura e avelã. Não espere dele um espumante leve e frutado, mas um vinho intenso e que preenche a boca. Acredito que é um produto que deve melhorar ainda mais com o tempo em garrafa. É produzido com 70% Pinot noir e 30% Chardonnay.

O segundo vinho da noite o Gamay 2011. Apresentando pouco corpo, uma cor um tanto translucida e no paladar leve e com um toque de fruta. É um vinho para beber um pouco mais frio, ou seja, naquele dia de calor é uma boa opção. Com preço inferior a R$20,00 segue a proposta de um vinho para o dia-a-dia.

O ápice da noite foi o Talento 2006. Nós da Confraria2panas, já havíamos provado a safra 2005 a dois anos atrás. Sobre a safra anterior podemos dizer que fez jus aos grandes vinhos produzidos no Brasil em 2005. O vinho desta noite não ficou atrás do seu antecessor. Apresentando um vermelho rubi intenso, de corpo médio, com boa acidez e tanino. Traz notas de especiarias, fruta vermelha e negra. Produzido com um corte de Cabernet Sauvignon 60%, Merlot 30% e Tannat 10%, é um vinho macio e bem agradável na boca. Na nossa opinião o melhor da noite.

Parabéns Winebar e Salton pela degustação!

tin-tin

Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel

Um comentário sobre “WineBar: Salton, 100 anos de Talento

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.