Nesta nova edição, vou iniciar uma etapa de degustar e escrever especialmente de bebidas destiladas. Falarei principalmente de Rum, Whisky e Cachaça. Será um post por semana e sempre às sextas-feiras, como menção ao título: “Thank God It’s Friday’s”.
O rum degustado do post de hoje, tem procedência Venezuelana. Para os leigo, o rum é uma bebida destilada a partir do caldo de cana fermentado e que sempre beira os 40 graus de álcool. É importante mencionar, que Venezuela possui uma DoC ‘Denominação de Origem Controlada’ que garante que todo rum possui no mínimo 2 anos de maturação em barricas de roble branco e 40 graus de álcool anidro.
Principalmente existem 3 passos para degustar um rum:
Visual: Avaliamos a cor e quanto mais escuro, maior é a concentração de rum maturados. Se agitar bem pouco a taça, pode-se ver nas bordas as lágrimas que se formam. Se estas lágrimas forem densas, nos dirão que o rum e mais maturado e por consequência melhor!
Nariz: Aqui temos um diferencial da degustação de vinhos, até porque o rum é bem mais alcoólico. Apreciar seus aromas é um processo que leva certos cuidados para não ferir o sentido do olfato. É recomendado não agitar muito a taça para não oxigenar a bebida e exaltar o álcool. Não enfie o nariz na taça e não inspire profundamente.
Boca: Aqui temos outro diferencial, pois um bom rum tem um final equilibrado e persistente. Por conta disso é vital ingerir e não cuspir o rum. Por consequência não é comum servir muita variedade de rum na mesma avaliação, também é indicado servir pouca quantidade do destilado na taça.
Dito tudo isso, vamos ao que interessa: O Rum de hoje, o Añejo Carupano Solera Centenária, é uma reserva limitada e tem 45 G.L. Foi envelhecido por 6 anos em barricas de roble branco Americano, sem nenhum processo de reposição e a base é de 15 anos de maturação.
Foto: Francisco Stredel/CONFRARIA DOS PANAS
Visual: Cor âmbar brilhante e com densidade moderada.
Nariz: Se apresenta elegante com notas de caramelo, nozes e coco queimado. Daria para ficar só sentindo o aroma.
Boca: É marcante e traz um caramelo bem persistente. Não é enjoativo, muito pelo contrário, logo de cara se nota a qualidade da bebida. Percebi também o coco queimado e madeira, mas nada que interfira no sabor. É um rum muito equilibrado e marcante!
É um prazer degustar e apreciar uma bebida de tão alta qualidade.
Salud!
Publicado por: Francisco Stredel