O futuro da Expovinis…

A Expovinis mudará de mãos em 2014, foi este o anúncio publicado na semana passada. A SIAL Brazil Feiras Profissionais assumirá o controle.
Os novos organizadores pretendem dar uma “cara nova” para o evento, incrementar alguns aspectos, aumentar o número de importadores e quem sabe mudar o perfil do visitante.
Acredito eu que a Expovinis tenha um grande aporte na parte de alimentação, ou seja, podemos ter algo de gastronomia ligada ao vinho. Aliás os novos donos tem experiência neste setor.
O que me preocupa mesmo é mudar o foco da feira, dar tanta opção ao visitante que não será mais somente uma feira de vinho e sim um “show business”!
Mas será que hoje a Expovinis tem uma cara?

Bom, vou compartilhar aqui minha opinião pessoal que pode ser bem diferente dos outros.
Acompanho a Expovinis desde a última realizada no Transamérica Expo Center. Há anos que está melhor, outros nem tanto.Por exemplo em 2011 foi muito boa, já em 2012 nem tanto.

Não sei realmente se é uma feira boa para quem participa, importador ou produtor.
Duas grandes importadoras por exemplo não participam, preferem ter seu evento próprio, cobrar um preço relativamente alto, mas com isso conseguem limitar o público que vai para “encher a cara”.
Este ano uma grande vinícola nacional fez esta opção.

Sinceramente não sei qual é o público-alvo dos antigos organizadores da Expovinis. Não estou querendo falar mal, mas sim refletir.
Esta idéia de colocar horários para profissionais e público no geral a mim não convence. É ruim e deprimente ver expositores escondendo vinhos, fechando a porta de stands depois das 17h00 porque os consumidores vêm ai!
Mas quem irá comprar os vinhos ali expostos? Só jornalistas, blogueiros (me incluo nisso) e formadores de opinião não darão o lucro necessário para um vinho sobreviver.

Concordo também que para muitos tão pouco importa, se é um grande Bordeaux ou um vinho de garrafão, o importante é beber até cair.
Sei que o intuito da Expovinis não é este, então por que não limitar o evento somente para profissionais? Menos dias e mais produtores. Ok, quero que o consumidor vá! Então aumente o preço, limite aqueles “beberrões” de entrar.
Quer encher a cara? Vá ao boteco da esquina, a Expovinis é para fazer negócios e divulgar o vinho no país.

Beba com moderação e seja feliz!

Quer saber mais sobre os eventos anteriores? Clique aqui

tin-tin

Edição: Evandro Silva

Um comentário sobre “O futuro da Expovinis…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s