Diário de Bordo Itália 3o dia – Vinitaly primo giorno

Hoje deu-se inicio a Vinitaly 2011 aqui em Verona, Itália. sinceramente nem sei por onde começar a contar mas vamos lá, estou aqui para isso.
Acredito que como toda feira estacionar é sempre um problema e aqui não é diferente. A escassez de vagas é notavél. Transito lento e todos os problemas de um evento, mas quer saber a verdade, mesmo com estes problemas comparados a dimensão da feira, são até pequenos. Só para se ter uma idéia do tamanho da feira, imaginem que cada pavilhão do Expocenter Norte é uma região vinícola aqui da feira. Pois é, a feira é dividida por vários pavilhões, como os da Toscana, Lombardia, Piemonte, etc.

Veja o mapa no link: http://www.vinitaly.com/pdf/planimetria.pdf

Para entrar na feira, é relativamente tranquilo. Se você comprou pela Internet e imprimiu, é só passar pelo local determinado e pronto, já estará no que acredito ser uma ou se não a maior feira de vinhos do mundo.


Como são muitos pavilhões começamos pela Toscana.

Logo de início nos deparamos com o stand do Poggio di Sotto e para nossa surpresa fomos recebidos por nada menos que Piero Palmucci, o proprietário da vinícola. Posso dizer que começamos o dia bem, Rosso di Montalcino 2008,  Brunello di Montalcino 2006 e o Brunello di Montalcino Riserva 2005. Este último é um verdadeiro néctar.


Depois fomos encontrar Gianfranco Bomba do La Velona. Lá provamos o Brunello di Montalcino 2005 e 2006, também o Brunello di Montalcino Riserva 2004, outro excelente vinho. Aliás desde o mais básico ao topo, este produtor mostra um vinho de qualidade.


Continuando a nossa jornada provamos os vinhos da Tua Rita, vinhos que chegam ao consumidor final na Europa perto dos 100 euros, destaco o Redigaffi Rosso Toscana 2008. Um vinho 100% merlot, passa 18 meses em barrica e tem produção de aproximadamente 9000 garrafas. Um belo merlot, mas acredito que poderia custar menos.

Bem, para não tornar este post um livro, posso resumir que provamos muitos Brunellos, algo de Franciacorta e Lombardia. Provamos também vinhos que não foram do nosso agrado, mas os que realmente impressionaram além dos que já mencionei foram estes:

Il Poggiolino Chianti Classico Riserva 2004, um néctar dos deuses. Macio e muito equilibrado.

Il Poggiolino Rosato 2010 Toscana, se parece muito com um Provence. Traz a mesma fruta, perfume e cor do francês. Feito com 100% Sangiovese.

Il Poggiolino Vin Santo del chianti Classico Riserva 1983, outro néctar dos deuses, para beber e agradecer ao Deus Baco!


Fratelli Muratori Tenuta Oppida Aminea 2009, um espumante feito 100% com a casta Coda di Volpe. Já ouviu falar? Eu não! Bom vinho.


Ferghettina Franciacorta Milledí Brut 2007, uma bela garrafa e um espumante que enche a boca.


Além desses temos 2 destaques especiais:

Diadema wine & Champagne

Fomos recebidos por Giulia Giannoti e seu pai Alberto Giannoti, proprietário da vinícola.

Este produtor da Toscana tem umas garrafas que eu chamaria de chique! Com detalhes em cristais SWAROVSKI, com certeza as mulheres comprariam só pela garrafa.

Muito simpáticos pai e filha nos serviram toda a linha Diadema, os vinhos são bons, incluso tem um Rose produzido na Provance e um Champagne feito em parceria com outro produtor.

Outro vinho produzido por eles o D´Amare recebeu 92 pontos Wine Spectator.


Para fechar o nosso “primo giorno” da Vinitaly, degustamos alguns vinhos na Marchesi di Frescobaldi:

Giramonte 2008

Luce 2008 Toscana

Luce Della Vete 2003

Castel Giocondo Brunello di Montalcino 2006

Mormoreto 2008

Lucente La Vite 2008

Tenuta Frescobaldi di Castiglioni 2009

Nipozzano Riserva 2007

Posso confessar uma coisa? Um melhor que o outro, não é por menos que os vinhos do Marchesi di Frescobaldi são tão aclamados.

Bom, este foi o primeiro dia de feira, amanhã tem mais!!!

Na saída do evento paramos para apreciar a gastronomia local, um panino con porchetta.


Acompanhe-nos no blog, facebook ou no twitter @confraria2panas.

tin-tin

Edição: Evandro Silva

2 comentários sobre “Diário de Bordo Itália 3o dia – Vinitaly primo giorno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s