Vocês já ouviram falar na expressão Vin Cuit? Até pouco tempo eu também não.
Vin Cuit, é um processo muito antigo na região de Provence na elaboração do vinho. O mosto é cozinho no fogo a lenha, onde provoca a evaporação da água, com isso concentrando açucares. Há uma redução do mosto onde o mesmo depois é fermentado por até 1 ano. Após a fermentação vem o engarrafamento.
Ontem tive o prazer de provar o Mas de Cadenet Vin Cuit de Provence, um vinho bem interessante que é elaborado com neste processo. Proveniente da região de Aix-en-Provence, usa as castas Rolle e Ugni Blanc. No visual mostra uma cor mais para o caramelo. No nariz traz um aroma defumado, melado de cana e uma certa madeira presente. Já na boca mostra uma acidez média, é doce e ao mesmo tempo elegante. Traz ainda notas cítricas e mel. Uma delícia!
Para ficar melhor, beber bem gelado.
O curioso deste vinho é que desde a cor, passando pelo nariz e boca ele vai mostrando sua personalidade. Usando um pouco a imaginação e sem perder a razão, digo aqui um exemplo; a cor deste vinho é um caramelo meio que para um caldo de cana ou madeira. No nariz tanto na boca sentimos a mesma coisa. É um ótimo vinho que pode ser bebido com aperitivo ou com uma sobremesa, mas sinceramente? Prefiro beber só!
Valor? Na casa dos R$130,00
Mais informações: http://www.vinhosdeprovence.com.br/
tin-tin
Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel