Degustação de Vinhos Verdes em São Paulo (Vinho Verde, um vinho único no Mundo…)

O que é o vinho verde? Um vinho de uma uva que ainda não esta madura? Acredito que se fizessemos um vinho com uvas verdes (não maduras) teríamos um vinho sem gosto, seria algo como comer a uva verde. Já pensou?
Então o que é o Vinho Verde ? Vinho verde é o nome da região ao noroeste de Portugal onde tem sua vegetação predominante nesta cor (a maior área verde de Portugal) e por este motivo leva o seu nome. Mais para frente falaremos um pouco mais sobre a região.

Hoje 01/Dez, no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima, houve um evento da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Com assessoria sempre brilhante da Denise Cavalcante, ainda contamos com a apresentação conduzida pelo enólogo da região António Cerdeira e Marcelo Copello (crítico de vinhos). Marcelo, em sua apresentação falou sobre a região, vinhos, mercado e algumas dicas de harmonizações possíveis com o Vinho Verde. Por fim tivemos uma degustação de alguns rótulos ainda na sala de conferência. Foram eles:


As estrelas da apresentação

Quinta da Lixa 2009 – Com castas Loureiro e Trajadeira, traz notas de maça verde, pêra e um pouco de mel. Intenso e ao mesmo tempo leve e refrescante. Na minha opinião o grande destaque dos 6 vinhos servidos.

Estreia 2009 – Um vinho 100% da casta Loureiro, traz notas florais no nariz e na boca, menos intenso, bem agradável e elegante. Um vinho ainda sem importador no país.

Vinho Verde Loureiro (Adega Coop. Ponte Lima) 2009 – Outro vinho 100% Loureiro, traz frutas, mais acidez e intensidade. Me pareceu um pouco mais estruturado, ótimo para harmonizações.

Quinta de Gomariz 2009 – Um vinho curioso, com teor de açúcar um pouco alto 8 g/l, mas que compensa com 6,0 de acidez. Traz frutas cítricas maduras.

Quinta Aveleda Follies 2009 – Vinho da casta Alvarinho, traz frutas cítricas, mineral, é leve e refrescante. Um pouco mais seco.

Conde Villar Rose 2009 – Produzido com a casta Loureiro, este vinho traz frutas vermelhas e tutti-frutti. Um pouco alcoólico no nariz, mas bem refrescante. Me agradou bastante este vinho.


O vinho verde rosé

Após provarmos estes vinhos o evento deu sequência numa degustação com alguns produtores/importadores e um belo almoço.


O meu preferido, acompanhou o almoço


O almoço

Obrigado Denise mais uma vez pelo convite!

tin-tin

Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.