Diário de Bordo Centro América #3 – Honduras (por: Carlos Morey)

Honduras (Tegucigalpa): Tegucigalpa, ou mais conhecida como “Tegus”, tem o seu nome ao rio que corta a cidade! É a origem, acredita-se, vem do nome indígena (Nahuatl) pedras coloridas! A cidade fica encravada no meio de várias montanhas!
E por que o país se chama Honduras? Nas pesquisas descobri que tem a ver com Cristóvão Colombo, que passou por aqui. Quer dizer “Profundezas”. E Colombo disse nesse sentido: Gracias a Dios que hemos salido de esas Honduras (English: “Thank God we have come out of those depths”)!

Líder da independência de Honduras, Francisco Morazan: Em 1831 se radicalizou e forçou a independência da Federação Centro Americana!

A moeda local se chama Lempira e vem do nome de guerreiro indígena que combateu os espanhóis!
Vocês sabiam que o termo “República das Bananas” tem a sua origem em Honduras? Tem a origem no começo do século 19 quando algumas empresas americanas compraram terras aqui vendo oportunidade de trazer para para os EUA a baixo custo e a uma distância próxima!

O prato mais típico é a baleada! É taco com feijão, ovos e queijo!

Palácio Nacional: Apesar do Brasil ter dado um chocolate no time nacional daqui, tenho sido bem recebido aqui! A capital com nome mais curioso do mundo tem uma aparência de cidade do interior com construções bem antigas (mais de 100 anos)! Em destaque o Palácio Nacional que hoje é um dos melhores museus do país..

Iglesia de Los Dolores: A capital hondurenha tem uma altitude considerável, 1.500m! E a inda é cercada por várias montanhas!

Teatro Nacional Manuel Bonilla: Homenagem ao meu grande amigo.

Estádio Nacional: O Estádio Nacional é o principal estádio do pais. O fato mais interessante que acho de destacar é a guerra que um jogo entre Honduras e El Salvador em 1969 levou. Já existiam problemas entre os países, mas nas eliminatórias da copa de 1970, a briga que começou nas arquibancadas levou os 2 países a guerra!

Fotos/Texto: Carlos Morey

Edição: Evandro Silva

Um comentário sobre “Diário de Bordo Centro América #3 – Honduras (por: Carlos Morey)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s