No mês da Copa do mundo, resolvemos fazer algumas degustações com o tema.
O jogo de hoje é entre Estados Unidos e Portugal. Os americanos, mesmo sem tradição no futebol e no chamado “grupo da morte” da copa, hoje pode confirmar sua classificação. Já o time português, depois da derrota por (4×0) diante da Alemanha, com uma derrota dará adeus a copa do mundo.
O intuito aqui não é dizer que esse ou aquele país tem melhor vinho, mas fazer uma brincadeira relacionada com futebol e o resultado que poderá ter o jogo.
Começamos com o Francis Coppola Diamond Collection Cabernet Sauvignon 2011, produzido na região de Sonoma, Estados Unidos.
Produzido com 85% Cabernet Sauvignon, 13% Petit Verdot, 1% Petite Sirah e 1% Syrah, este vinho estagiou 12 meses em barricas francesas. Oriundo de uma colheita um pouco mais longa, deu a este vinho maior concentração e corpo. O resultado: um vinho muito equilibrado, com taninos macios e notas de especiarias e carvalho.
O desafiante, é o português Crasto Douro D.O.C 2012, produzido na região do Douro, Portugal.
Elaborado com as uvas tradicionais do Douro (Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca), provenientes de videiras com idade média de 20 anos. Estagiou 95% em cubas de inox e 5% em carvalho francês.
É um vinho bem frutado, leve e muito agradável.
Resultado do jogo:
Vitória dos Estados Unidos, porque é um vinho que tem mais corpo, mais presença na boca e deixa aquela sensação de quer prova-lo mais uma vez.
Quem ganhará a partida?
Abra um vinho, curta o futebol e seja feliz!
Edição: Evandro Silva