Wine Newsletter #24 Juliano Perin é Enólogo do Ano 2013

Homenagem prestada pela ABE reuniu mais de 120 associados em festa que também celebrou o Dia do Enólogo

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos com especialização em Nutrição Humana e Saúde, o enólogo Juliano Perin foi homenageado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) com o título de Enólogo do Ano 2013. A distinção ocorreu durante jantar realizado na sexta-feira, 25, na Churrascaria Ipiranga, em Bento Gonçalves. O encontro celebrou a comemoração do Dia do Enólogo, festejado em 22 de outubro, reunindo mais de 120 associados numa grande festa regada a vinhos e espumantes brasileiros.

Licenciado em Enologia e Indústria Fruti-hortícola pela Universidad Juan A. Mazza – Faculdad Tecnológica de Enologia y de Industria Frutihortícola, Don Bosco, em Mendoza, Argentina, atua desde 2000 como gerente de Enologia na Chandon do Brasil, em Garibaldi (RS). Juliano Perin é o décimo enólogo a ser homenageado com a distinção, criada em 2004, sendo eleito pelos associados da ABE, expressando a vontade e o reconhecimento da categoria. “Ao conferir este prêmio a ABE procura enaltecer o profissional, que durante sua trajetória, conduz seu trabalho baseado na qualidade e ética, elaborando vinhos superiores e aportando conhecimento ao mundo do vinho”, destacou o vice-presidente da ABE, Leocir Bottega, que conduziu o evento.

Juliano Perin, que não pode estar presente no evento por estar em viagem, receberá, além do prestígio da distinção, uma viagem à Europa para visitar uma feira do setor vitivinícola. Com este prêmio a ABE oportuniza ao homenageado ampliar e atualizar seus conhecimentos.

A votação ocorreu no período de 7 a 21 de outubro com uma participação de 105 associados. Este ano, para ter direito a voto, todo associado precisou, antes de manifestar sua opinião, atualizar o cadastro no site da entidade. Roberto Cainelli Júnior foi o ganhador da champanheira e de 12 taças oficiais do espumante brasileiro, sorteadas entre os que votaram. Durante o jantar alusivo ao Dia do Enólogo, diversos patrocinadores da ABE sortearam brindes entre os enólogos.

Reconhecimento compartilhado

Como forma de incentivar e valorizar seus associados a participar das atividades propostas durante o ano, a ABE instituiu a distinção Associado Destaque. Um dos homenageados da noite foi Marcos Locatelli Carlesso, primeiro associado a quitar a contribuição social de 2013. Como não pode estar presente no evento, receberá a champanheira, além do certificado, posteriormente.

Outros dois associados foram destaque, porém quanto ao número de participações nas sessões de degustações promovidas durante o ano. Para surpresa, Sandy Corso e Edvaldo Moro Gallon empataram com o maior número de participações e, por isso, ambos ganharão uma viagem para um concurso internacional de vinhos na América do Sul.

Todos participantes receberam da ABE um porta-cartões personalizado. A festa seguiu com o show de Beto Pires que mesclou humor, música e interatividade.

Enólogos homenageados

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay

Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci

Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor

Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Enólogo do Ano 2009 – Nauro José Morbini

Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat

Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle

Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá

Enólogo do Ano 2013 – Juliano Perin


Fonte: Conceitocom Brasil

Edição: Evandro Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.