O retorno dos Panas, degustação de vinhos Argentinos TOP!

Como sabem a história deste blog se inicia pela formação de uma confraria de amigos que gostam apreciar bons vinhos. Com é de se esperar entre prioridades e desencontros não tivemos uma agenda muito ativa em 2012, já neste ano estamos nos organizando com maior esmero e esperamos trazer e compartilhar todas as nossas experiências.

Desta vez nos reunimos para degustar vinhos dos hermanos. Sim, degustamos vinhos Argentinos! Como era o retorno, resolvemos fazer algo bem informal, afinal tínhamos que o papo em dia e compartilhar as experiências recentes no mundo do vinho.

Deixando de lado a introdução e indo direto ao ponto que nos motiva, seque a lista de beldades que prenderam nossa atenção durante a noite.

ArgentinosTOP_1

– Alta vista 2003
– Poesia 2004
– Tomero 2006
– Decero Amano 2008

Como sempre abrimos todos os vinhos e os servimos sem maiores rodeios, a idéia era compará-los independentemente da diferença das safras… Segue alguns comentários da primeira impressão, porém, e que como vocês já sabem após um par de horas na taça a evolução é clara, mas nada que desequilibre a opinião inicial e o consenso do grupo. Como nota técnica nenhum vinho foi decantado por razões práticas, mas concordamos que o Tomero merecia.

Alta vista 2003 – 14,5 Vol.Alc.
No nariz um espetáculo, frutas silvestres como amora, framboesa e groselha, tem um frescor que lembra a menta bem leve, é uma explosão no nariz.
Na boca notas marcantes de framboesa, jabuticaba, e o retro gosto de mentol.
No geral este vinho está redondo e pronto para ser apreciado, se tiver um está na hora de abri-lo, mas se tiver vários achamos que devidamente guardados pode ser aberto depois de alguns anos mais.

Poesia 2004 – 14,5 Vol.Alc.
No nariz couro, fruta negra, mas um pouco fechado. Na taça evolui após 40 minutos e fica mais marcante as notas aromáticas iniciais.
Na boca está redondo e leve, traz um pouco de couro e frutas negras. No geral este vinho está pronto para ser apreciado. Não acreditamos que terá mais evolução e por isso recomendamos que seja consumido já.

Tomero 2006 – 15,1 Vol.Alc.
No nariz, um pouco fechado, mas consegue-se perceber algumas notas de geléia de frutas vermelhas e baunilha. Merece ser decantado por no mínimo duas horas.
Na boca é leve, muito bom e traz notas de frutas vermelhas.
No geral este vinho esta novo e se apresenta como o vinho mais completo e complexo da noite. Entendemos que vai evoluir por no mínimo 5 anos mais até chegar ao ponto de que gostamos, porém, tudo depende do local onde será guardado.

Decero Amano 2008 – 14,5 Vol.Alc
No nariz traz fruta negra, amora e menta bem leve.
Na boca está fechado, mas dá para perceber que após um tempo na taça um leve toque de menta e fruta negra. No geral este vinho está novo. Tem muita evolução pela frente e no mínimo 3 anos mais de guarda.

Argentinos_TOP2

Falando um pouco da degustação, nos reunimos no Calhandra Chopperia Restaurante localizado no Campo Belo, e harmonizamos os vinhos com carnes vermelhas. Iniciamos com lingüiça calabresa acebolada, seguido com bifes de chorizo, logo passamos as costelas de tira e finalizamos com costelinhas de cordeiro. Tudo mal passado e com ótimos acompanhamentos!

No final a decisão foi tão difícil que não pudemos eleger um vinho como o vencedor, mas afirmamos que no dia na, o Alta Vista é o que mais agradou na boca e o Poesia no nariz. De todas formas, uma menção importante ao Tomero que representa o vinho que merece guarda, definitivamente o degustaremos nos próximos anos e acompanharemos sua evolução.

tin-tin

Edição: Francisco Stredel / Evandro Silva

2 comentários sobre “O retorno dos Panas, degustação de vinhos Argentinos TOP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s