Encontro de Vinhos Rio, Meu Top 5 (por Evandro Silva)

Mais uma vez tive a honra de participar do júri que elegeu o Top 5 do Encontro de Vinhos no Rio. Desta vez foram mais vinhos e um grande incentivo, a bela paisagem para a baía de Guanabara. Todos estes elementos tornaram provar 30 vinhos uma tarefa muito mais fácil. Posso dizer que o nível dos vinhos estava muito bom e acredito que foi uma forma antecipada de retribuir o carinho do povo carioca ao evento.

Bom, falando sobre vinhos (com direitos autorais ao blog da Vanessa Sobral), vamos a o meu TOP 5:

O Grande Campeão
Planeta Passito di Noto 2009 – 93 pontos

Feito no calcanhar da bota, na Sicilia com 100% Moscato Bianco e 11,50% vol.Alc este vinho surpreendeu e muito tanto nos seus aromas e paladar. No nariz notas bem marcantes de laranja lima, maracujá, mel e limão siciliano. Na boca maracujá e mel bem presentes. Completam ainda este belo vinho um bom equilibrio entre acidez e doce, todos na medida certa. Coloquei este vinho na boca e logo pensei ” Esse eu vou tomar! ”

2º – Maximo Boschi Brut Speciale 2007 – 91 pontos

Apresentando uma cor palha com tons de dourado e perlage elegante, este espumante me surpreendeu. No nariz é bem intenso, cítrico e frutado. Já na boca é um espumante carnudo, pode-se mastigar e sentir todo frutado, cítrico e o tom refrescante que ele traz. Elaborado pelo método tradicional, usando as catas 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir, ficou na cave por 3 anos.

3º – Mundvs Cabernet Sauvignon 2005 – 90 pontos

Produzido no Valle Del Maipo (Chile) pela Casa Valduga, este vinho sempre surpreende. Já havia provado anos atrás e percebi que vem melhorando e muito. É uma verdadeia assinatura de que a safra 2005 é a grande safra brasileira. Com aspéctos vermelho rubi escuro, traz no nariz notas de baunilha, caramelo, ameixa e fruta vermelha. Na boca tem bom corpo, taninos e acidez equilibrados. Traz ainda notas de caramelo e ameixa. Passou 18 meses em barricas francesas e ficou na cave por 12 meses.

4º – Dezzani Barbaresco 2007 – 89 pontos

Este foi o grande vencedor do TOP 5 do Encontro de Vinhos. Realmente um vinho muito bom. Traz no nariz um toque defumado, caramelo, geléia de amora e fruta negra. Na boca é exatamente igual, provando um belo equilibrio e fidelidade entre nariz e boca. Produzido com 100% Nebbiolo.

5º – Imagine Mallevieille 2003 – 88 pontos

Elaborado por Château de la Mallevieille na Côtes de Bergerac, traz no nariz café, caramelo e chocolate. Na boca está novo, apresenta bom corpo e notas de café e chocolate. Utiliza as castas 50% Merlot, 20% Cabertnet Franc, 10% Malbec 20% Cabernet Sauvignon e possuí um curioso volume alcoólico de 13,15% .

tin-tin

Fotos do Evento: Beto Duarte / Evandro Silva / Vanessa Sobral

Edição: Evandro Silva

2 comentários sobre “Encontro de Vinhos Rio, Meu Top 5 (por Evandro Silva)

    1. Obrigado Tiago, eu realmente me surpreendi com ele. Foi o primeiro que degustei as cegas. Depois no evento provei mais uma vez para comprovar!

      abraço
      Evandro

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.