Mais uma vez tive a honra de participar do júri que elegeu o Top 5 do Encontro de Vinhos no Rio. Desta vez foram mais vinhos e um grande incentivo, a bela paisagem para a baía de Guanabara. Todos estes elementos tornaram provar 30 vinhos uma tarefa muito mais fácil. Posso dizer que o nível dos vinhos estava muito bom e acredito que foi uma forma antecipada de retribuir o carinho do povo carioca ao evento.
Bom, falando sobre vinhos (com direitos autorais ao blog da Vanessa Sobral), vamos a o meu TOP 5:
O Grande Campeão
Planeta Passito di Noto 2009 – 93 pontos
Feito no calcanhar da bota, na Sicilia com 100% Moscato Bianco e 11,50% vol.Alc este vinho surpreendeu e muito tanto nos seus aromas e paladar. No nariz notas bem marcantes de laranja lima, maracujá, mel e limão siciliano. Na boca maracujá e mel bem presentes. Completam ainda este belo vinho um bom equilibrio entre acidez e doce, todos na medida certa. Coloquei este vinho na boca e logo pensei ” Esse eu vou tomar! ”
2º – Maximo Boschi Brut Speciale 2007 – 91 pontos
Apresentando uma cor palha com tons de dourado e perlage elegante, este espumante me surpreendeu. No nariz é bem intenso, cítrico e frutado. Já na boca é um espumante carnudo, pode-se mastigar e sentir todo frutado, cítrico e o tom refrescante que ele traz. Elaborado pelo método tradicional, usando as catas 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir, ficou na cave por 3 anos.
3º – Mundvs Cabernet Sauvignon 2005 – 90 pontos
Produzido no Valle Del Maipo (Chile) pela Casa Valduga, este vinho sempre surpreende. Já havia provado anos atrás e percebi que vem melhorando e muito. É uma verdadeia assinatura de que a safra 2005 é a grande safra brasileira. Com aspéctos vermelho rubi escuro, traz no nariz notas de baunilha, caramelo, ameixa e fruta vermelha. Na boca tem bom corpo, taninos e acidez equilibrados. Traz ainda notas de caramelo e ameixa. Passou 18 meses em barricas francesas e ficou na cave por 12 meses.
4º – Dezzani Barbaresco 2007 – 89 pontos
Este foi o grande vencedor do TOP 5 do Encontro de Vinhos. Realmente um vinho muito bom. Traz no nariz um toque defumado, caramelo, geléia de amora e fruta negra. Na boca é exatamente igual, provando um belo equilibrio e fidelidade entre nariz e boca. Produzido com 100% Nebbiolo.
5º – Imagine Mallevieille 2003 – 88 pontos
Elaborado por Château de la Mallevieille na Côtes de Bergerac, traz no nariz café, caramelo e chocolate. Na boca está novo, apresenta bom corpo e notas de café e chocolate. Utiliza as castas 50% Merlot, 20% Cabertnet Franc, 10% Malbec 20% Cabernet Sauvignon e possuí um curioso volume alcoólico de 13,15% .
tin-tin
Fotos do Evento: Beto Duarte / Evandro Silva / Vanessa Sobral
Edição: Evandro Silva
Evandro, parabéns pelo post
Este espumante da Maximo Boschi eu já tive a oportunidade de experimentar – é um espetáculo mesmo
Forte abraço
Tiago Bulla
http://www.universodosvinhos.com
CurtirCurtir
Obrigado Tiago, eu realmente me surpreendi com ele. Foi o primeiro que degustei as cegas. Depois no evento provei mais uma vez para comprovar!
abraço
Evandro
CurtirCurtir