Tenho feito esta receita de bacalhau ao estilo Brasileiro durantes os últimos meses. E para ser honesto, faz bastante sucesso, por isso merece um artigo para compartilhar com vocês…
Ingredientes (rende 6 porções):
.- 1 1/2 quilos de Bacalhau ou cinco postas de lombos
.- 1 Pimentão Verde grande ou dois pequenos
.- 1 Pimentão Vermelho grande ou dois pequenos
.- 1 Pimentão Amarelo grande ou dois pequenos
.- 2 Cebolas brancas grandes
.- 3 Tomates maduros grandes
.- 1 cabeça de Alho
.- 150 ml de azeite de Oliva extra virgem
.- 1 garrafa de aceite de dende
.- 1 garrafa de leite de côco
.- 3 folhas de Louro
.- Sal/Pimenta
.- 1 colher de sopa de tempero baiano
.- Cheiro verde freso ao gosto
Modo de preparo – Passo a Passo:
1.- Dessalgar o Bacalhau em água bem fria com, no mínimo, 36 horas de antecedência, o importante é dessalgar o peixe com pelo menos três trocas de água.
2.- Numa panela grande, ferver 3 litros de água filtrada com 1 colher de sopa de sal refinado.
3.- Coloque o Bacalhau na água fervente e assim que voltar a ferver espere no máximo 3 minutos, depois retire o bacalhau da água e reserve até que esfrie.
4.- Descasque as Cebolas e corte-as em rodelas com menos de um dedo de largura.
5.- Corte todos os pimentões em rodelas de menos de um dedo de largura.
6.- Numa panela de barro com tampa, aqueça uma taça de azeite de dende a fogo meio, junte as folhas de Louro, a cabeça de alho levemente amassados “com a pele” para que não se queimem! Espere 3 minutos para que o alho libere seu sabor, logo junte todas as rodelas de cebola e depois de 5 minutos junte todas as rodelas dos pimentões, tempere com a coler de sopa de tempero baiano, sal e pimenta do reino ao gosto, coloque se for necessario ½ taça de azeite de oliva e tampe a panela, deixe refogar os pimentões até que estejam suaves porem firmes.
7.- Tire a pele e as espinhas do Bacalhau.
8.- Corte os tomates em rodelas de meio dedo de largura e reserve.
9.- Coloque as postas de bacalhau sem pele e sem espinhas na panela junto com o refogado de cebolas e pimentoes, no topo cubra com os tomates, deixe o fogo meio até que borbulhe levemente e os tomates desmanchen e formen um molho. Mantenha aquecido ate servir.
10.- 5 minutos antes de servir, coloque toda a leite de cocô, cheiro verde ao goto bem picado. Misture bem mais levemente para não desmanachar as postas de bacalhau.
11.- Acompanhe com arroz branco e castanhas de caju, farofa de banana da terra, se quiser reserve a ultima água do bacalhau e utilize-a para cozinhar o arroz desta forma ficara mais saboroso.
12.- Na apresentação do prato utilize pimentas biquinho.
Não se esqueça de harmonizar esta receita com um bom vinho verde ou tinto, em particular sempre peço para Emilio me recomendar um dos excelentes vinhos que ele tem na sua loja! www.portaldosvinhos.com
Buen Provecho!
Escrito por: Francisco Stredel
Edição: Evandro Silva