Recentemente estive em um jantar no Hotel Unique em São Paulo, para uma apresentação de vinhos da região de Agrigento na Sicília. Promovido pela importadora Wine Lovers, que trouxe para o Brasil os vinhos da Vinícola D’Alessandro. Representados por Daniele Lizza, representante comercial da vinícola e pela famosa sommelière italiana Adua Villa, incluso já teve um título de embaixatriz do vinho.
Nesta noite foram apresentados aos jornalistas e convidados 5 vinhos, sendo 3 brancos e 2 tintos.
O que mais me surpreendeu foi a qualidade dos brancos. Acredito eu que ainda não havia provado brancos da Sicília, e por mais este motivo fique bem entusiasmado com o que provei.
Sobre eles posso comentar…
Inzolia 2010, um vinho bem furtado que traz notas de pêra, maracujá e lima. Na boca traz as mesmas frutas, com um leve toque de mel. É bem fresco e tem boa acidez.
Catarrato 2010, elegante no nariz, toques de mel, maracujá maduro e flores brancas. Na boca pura fruta em compota (abacaxi), mas elegante e gastronômico.
Este em particular foi o meu preferido!
Grillo 2010, fruta cítrica fresca e mineral. Já na boca é fresco e elegante. Traz ainda as mesmas notas cítricas do nariz na boca. Um vinho que não necessita de acompanhamentos.
Nero d’Ávola IGT 2009, traz no nariz notas de flor vermelha, cereja e tabaco. Na boca ainda é novo. Traz notas de cereja, um toque mineral e café depois de um tempo na taça. 100% Nero d’Ávola e não passa em barrica.
Nero d’Avola / Syrah 2009, traz no nariz notas de flor vermelha, cassis, fumo e fruta negra. Na boca tem boa acidez, é bem equilibrado e potente. Traz ainda notas de fruta negra e um leve toque adocicado proveniente da Syrah. Depois de um tempo na taça o vinho me trouxe uma explosão de sabores. Em particular me fez lembrar um episódio do famoso Chef inglês Jamie Oliver, onde preparava uma geléia de morango frescos, colocava açúcar e esmagava tudo com as mãos. Cada vez que levava a taça ao nariz, vinha a imagem da geléia de morango. Bom, não preciso dizer mais nada! É um vinho bem interessante, que fez este aqui que vos escreve parar no meio de um jantar e sonhar…
Produzido com 65% Nero d’Ávola, 35% Syrah, passa 8 meses em barricas francesas e de 10-12 em garrafa.
Fotos gentilmente cedidas por Jeriel Costa (blog do Jeriel)
Mais informações:
Wine Lovers – http://www.winelovers.com.br
d’Alessandro Azienda Agricola – http://www.dalmin.it
Agradeço a Wine Lovers pelo convite e gostaria de dar os parabéns pela escolha dos vinhos.
tin-tin
Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel