Continuando mais um capítulo do diário de Bordo em Londres, neste traremos mais sobre a Boutique Wineries Tasting.
O tema de hoje é Apple Ice Wine, sim pode parecer estranho, mas na feira encontrei uma sidra e vou trazer aqui um pouco da sua história.
Em meados dos anos 90 em Quebec no Canadá surge a primeira sidra de gelo do mundo. Seu processo de fabricação é um pouco diferente do Ice Wine.
No caso das maças, elas são colhidas bem maduras durante o outono. Depois são mantidas em refrigeração até o mês de dezembro com a chegada do inverno. É feito um mosto que é submetido ao tempo frio intenso de janeiro até que ocorra a cristalização. Neste processo é separado a água dos açúcares, o mosto fica mais concentrado e uma quarta parte deste mosto inicial é recolhido por gravidade. Com isso forma-se um néctar que fermenta em baixa temperatura nos tanques de inox por 6 meses até ser engarrafado.
Neste evento provei duas destas “raridades” produzidas pela La Face Cachée de la Pomme.
São 2 produtos muito bons, o Neige Première, me pareceu mais jovem, fresco, bem persistente e intenso. Açúcar e acidez equilibrados.
Já o Récole D’Hiver é mais complexo e ao mesmo tempo muito elegante. Acidez e açúcar em perfeita harmonia. Completam ainda esta sidra um leve toque de damasco.
Se encontrarem um dia, compre e viva esta experiência!
tin-tin
Edição: Evandro Silva
Descubra mais sobre Confraria dos Panas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


