Hoje praticamente foi um dia no campo. Passamos boa parte da manhã percorrendo parte dos 80 hectares da Domaine Clavel. Não entendo muito de tamanho de terra, mas acredito que vimos muito menos que isso. Visitamos alguns vinhedos na Cotes du Rhone. Conhecemos desde as vinhas que dão origem aos grandes vinhos da vinícola (Grenache, Carignan e Syrah), até as novas vinhas de Marselan. O Sr. Denis Clavel nos explicou cada detalhe de seu cultivo para as diferentes vinhas.

Uvas ainda verdes…
Depois desta maratona pelas vinhas, fomos agraciados com mais um belo almoço, este preparado pela mãe de François Gomez, que é genro do patriarca desta geração.
Um belo bacalhau, salada e o Régulus Côtes du Rhône Blanc, uma delícia.

Já à noite prometia mais. Um excelente jantar com entrada de foie gras feito pela matriarca da família a Sra. Françoise Clavel. No prato principal tivemos o que acredito ser a coxa do carneiro assada com batatas. Eu como não sou um apreciador do prato fiquei no foie gras e no ratatouille. Tenho que admitir, já experimentei alguns foie gras, claro todos enlatados, mas este caseiro eu nunca havia comido e posso dizer que é bom! Para aqueles que são apaixonados por esta iguaria é algo surpreendente.

Foie gras com geléia de figo
E os vinhos? O que bebemos no jantar? Nada mais nada menos que uma vertical do Saint Gervais Cotes du Rhone Villages (Syrah) 1998, 2001 e 2003. Todos muito bons, inclusive as opiniões ficaram divididas, eu particularmente preferi o 1998.

Quando já pensávamos que o dia havia terminado, eis que surge o Sr. Denis Clavel com uma garrafa de vinho Saint Gervais Cotes du Rhone 1980, ano de nascimento de sua filha Claire, que é a responsável comercialmente pela vinícola. O vinho ainda esta inteiro, mas dentro de suas limitações pelo ano.


Para finalizar um belo exemplar de cereja da propriedade da família Domaine Clavel
Bom, este foi o diário de hoje.
Acompanhe nossa viagem aqui no blog!
tin-tin
Edição: Evandro Silva/Francisco Stredel
Descubra mais sobre Confraria dos Panas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Ai que cerejas deliciosas… cada vinho heim Paninho!!! Fala sério!!!
CurtirCurtir