Degustação Casa Valduga 01/10/2010, Storia 2005 x Storia 2006

Esta foi uma degustação diferenciada, Emilio e Fátima surpreenderam mais uma vez os amantes do vinho que compareceram à Portal dos Vinhos. Tudo começou com um lindo video institucional contando a história e a paixão da família Valduga pelos vinhos. Podia-se perceber à atenção e emoção dos presentes por esta linda história de luta e perseverança que torna hoje a Casa Valduga como uma das principais vinícolas do país. Todo este trabalho, hoje colhe frutos também no mercado internacional.
Voltando à degustação, Emilio e Fátima com a maestria de sempre iniciaram a apresentação dos vinhos pelo espumante 130.


130 Casa Valduga

O Espumante 130 que teve origem como um vinho para comemorar os 130 anos da família Valduga no Brasil, mas o sucesso foi tanto que se tornou um vinho da linha Valduga. Feito com as melhores safras das uvas Chardonnay e Pinot Noir, usando o método tradicional e com maturação de 30 meses. Como de costume fez grande sucesso entre os participantes. Refrescante, com notas cítricas e fermento, caiu no agrado de todos.

O segundo vinho servido, o espumante Extra Brut Gran Reserva 2004. Este particularmente eu acho um espectáculo. Já provei o 2002 e o 2004. Prefiro o primeiro, mas o 2004 ainda tem guarda e continua maravilhoso como sempre. É aquele tipo de espumante para momentos especiais.

O Gran Reserva Chardonnay 2009 foi o terceiro vinho servido. Este é outro grande representante de um belo vinho branco nacional. A safra 2008 estava simplesmente perfeita, a 2009 apresentada nesta degustação é um pouco diferente. Traz menos corpo, mas continua agradando no paladar.

Já o Villa Lobos Gran Reserva 2006 que chega na sua segunda safra veio do Sul trazido pela Fátima que esteve no evento de Avaliação Nacional de Vinhos da Safra 2010. Me pareceu melhor que a safra 2005, mesmo apresentando menos corpo, se mostrou mais elegante e fácil de beber. Em comparação ao seu antecessor, teve uma grande melhora.

Chegamos finalmente ao momento tão esperado, o encontro entre o Storia 2005 e o seu irmão mais novo o Storia 2006. Feitos usando o mesmo método com 12 meses em barricas de carvalho francês e mais 24 meses em garrafa. A Valduga repete a receita que deu certo e que tornou o Storia um vinho ícone nacional. Desta vez para alegria de todos saíram mais garrafas 9.993 contra as 6.122 da safra anterior. Mas não se engane que a qualidade mudou, a safra 2006 mostra as mesmas características do seu antecessor, um vermelho rubi untuoso, com notas de menta, café e chocolate. Mesmo com mais de 3h no decanter ambos apresentaram-se novos, o que mostra seu potencial de guarda.


O encontro (Storia 2006 x Storia 2005)

A nossa grande incógnita nesta degustação era saber se a Valduga conseguiria repetir a mesma qualidade do Storia 2005 para a safra 2006. Já havia ouvido de pessoas da Valduga que sim, mas como diz o velho dito popular “tem que ver para crer”, neste caso “tem que provar para acreditar”. E não é que estavam certos, mesmo a safra 2006 não sendo espectacular como a 2005, o novo Storia conseguiu manter um padrão de qualidade. Nestas horas é que percebemos a mão do produtor na videira e a do enólogo em transformar uma grande uva num grande vinho.

Parabéns, o Storia continua um grande representante do Merlot Nacional!

Mais informações sobre o Storia, veja as entrevistas:

Desvendando os segredos do Storia
Entrevista com Juciane Casagrande, Diretora Comercial da Casa Valduga

Storia 2006, entrevista com Ricardo Tomasi
Ele nos contou tudo sobre este grande lançamento
http://confraria2panas.sosblog.com/Confraria2Panas-b1/Storia-2006-entrevista-com-Ricardo-Tomasi-b1-p50.htm


Os grandes vinhos da Valduga

tin-tin

Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s