O Ceviche é considerado o carro chefe da gastronomia peruana, tendo sua origem lá nos tempos pré-colombianos. Mas hoje em dia, é um prato que tem muitas variações em distintas regiões do mundo, especialmente nos países latino-americanos na costa do Oceano Pacifico. O segredo fundamental é pegar um peixe bem fresquinho.
“Então, mãos aos temperos!!!”
Ingredientes:
500 g de filé de robalo ou linguado (são peixes de carne branca e firme)
180 ml de suco de limão
100 ml de suco de laranja (opcional, se quiser tirar um pouco do azedo do limão)
30 g de pimentão vermelho
10 g de pimenta Cambuci (se conseguirem pimenta rocoto do Peru, melhor ainda, mais não é fácil).
100 g de cebola roxa, cortada em julienne (fica como pequenos arcos)
5 g de coentro
Sal e pimenta do reino ao gosto
Preparo:
O primeiro a fazer é revisar que o peixe não tenha espinhos, depois corta-lo em tirinhas de 1 cm x 2 cm mais ou menos. Reservar na geladeira, enquanto se corta o resto dos ingredientes.
Cortar o pimentão e a pimenta Cambuci em tiras finas. Cortar as cebolas em julienne (colocar em água gelada para conservar a crocante). Lavar o coentro e corta-lo também.
Quando tiver todos os ingredientes prontos é só começar a mistura-los. Primeiro marinar o peixe com suco de limão uns 10 minutos. Se optar por agregar suco de laranja, este é o momento de integra-lo ao preparo. Seguidamente se adicionam pimentão, pimenta Cambuci e cebola. Se tempera no final com sal, pimenta e coentro.
Acompanhamentos: Chips de banana da terra, milho torrado e pedaços de batata doce fervida. Esta última guarnição dá um contraste maravilhoso entre azedo e doce.
Receita e fotos: Yasmin Monsalve