Dom Tiburcio e D. Márcia
Em 22 de outubro pp, Dom Tiburcio e D. Márcia participaram do jantar harmonizado, patrocinado pelo Oba Hortifruti através de seu gerente comercial Nilton Valério, na Casa Nieto, aqui em São Paulo, aproveitando que nesse mês a Nieto Senetiner trouxe para o Brasil mais cinco rótulos, alguns já bem apreciados pelos consumidores de outros países, principalmente Estados Unidos.
Dom Tiburcio e sommelier Maurício Marcondes
Numa noite bastante agradável, fomos recebidos carinhosamente pelo sommelier Maurício Marcondes, com o espumante Nieto Senetiner Extra Brut – 100% Pinot Noir (Vinhas de 15-25 anos), produzida em Mendoza pelo método Charmat (segunda fermentação em tanques); e uma belíssima mesa de pães, queijos e frutas secas, regados por deliciosos azeites; todos produtos comercializados pela Molinos Rio de la Plata.
Laércio Gomes e esposa Zizi
Entre conversas animadas sobre vinhos e filhos, fizemos novas amizades, principalmente com o casal Laércio Gomes e esposa Zizi. Recebemos então o convite para nos dirigirmos a sala principal, onde foi servida uma salada verde, com o Malbec Rosé Noveau 2010, elaborado 100% com a variedade Malbec , sofrendo maceração por 24 horas seguida de fermentação de 70% do volume em aço inox e 30% em barricas francesas de Acácia, sendo maturado posteriormente nas mesmas barricas por mais 3 meses antes de ser colocado no mercado, aportando aromas florais, chiclete e especiarias.
O prato principal, risoto de funghi, veio acompanhado com uma questão interessante proposta pelo Maurício: qual dos dois vinhos servidos harmonizaria melhor com o prato?
O primeiro tinto da noite foi o Reserva – Pinot Noir 2010, de aroma de frutas vermelhas maduras, cerejas, ameixas. Na boca, sabor seco, encorpado, aveludado e suave. Vinificado de uvas 100% Pinot Noir em tonéis de aço inox, sem passagem por carvalho para manter seu caráter fresco e frutado; foi bem aceito pela ala feminina da noite.
O segundo vinho, mais potente, foi o Reserva – Malbec/Petit Verdot 2008, de cor violácea, típica do Malbec. Notas de frutas vermelhas e pretas, menta, baunilha e especiarias. Descansa 12 meses em barricas de carvalho francês.
A disputa foi apertada e o voto final foi dado ao Pinot, corroborada pela pouca idade de evolução do blend. Achei os dois bons vinhos nas suas propostas e com custo bastante acessível (R$ 35,00).
D. Márcia e convidados
A sobremesa de frutas veio acompanhada do Branco Suave e Refrescante 2010, de cor amarelo palha com reflexos verdeais com aromas frescos e frutados. Sabor meio-doce, corpo leve, acidez bem equilibrada e final fresco. Vinificado 100% em aço inox para manter seu frescor, tem a fermentação interrompida para garantir seu caráter adocicado natural.
Meus preferidos da casa desta vez não foram servidos: Bonarda Edição Limitada. Recomendo ainda provarem o Cadus Malbec 2000 (Estiba 39), ou ainda, o mais acessível Don Nicanor Shiraz 2004.
Dom Tiburcio e Bonarda Edição Limitada
A vinícola Nieto Senetiner combina com perfeição tradição e inovação, usando equipamentos de última geração e técnicas modernas de vinificação, traduzindo desta forma em seus vinhos a força do terroir de Mendoza. Um dos maiores trunfos da empresa é a forma como cultiva as nobres videiras, dando-lhes todas as condições para que produzam frutos de altíssima qualidade, base indispensável para a produção de vinhos de muita personalidade. Fundada por imigrantes italianos em 1905, teve sua grande mudança em 1969, quando foi adquirida pela família Nieto Senetiner, tornando-se uma das principais referências da Argentina e adquirindo grande prestígio internacional. Localizada em Vistalba na região de Lujan de Cuyo em Mendoza, é conhecida por produzir vinhos de bom custo-benefício.
A Casa Nieto em São Paulo fica na Rua Henrique Martins, 508 – São Paulo.
Conheça mais no site: http://www.nietosenetiner.com.ar
TIM TIM
Dom Tiburcio