Vou comprar uma adega, mas qual? (Dia dos Pais)

Em 2010, fizemos um post para época do natal só dedicado para quem queria comprar uma adega (veja aqui). Este post até hoje tem grande repercussão e por isso resolvemos atualiza-lo com as novas adegas disponíveis no mercado.

Antes de listar as opções, vamos aqui repetir algumas dicas na hora de comprar uma adega e que certamente deixará qualquer papai feliz:

1 – Aquela promoção de vinhos
Quando for comprar uma adega, pense se você já se pegou tentado a comprar mais de uma garrafa em alguma promoção de vinhos, isso é um fator que pode determinar o tamanho da sua adega.

2 – Faço parte de uma confraria de vinhos, onde recebo mensalmente rótulos em casa
Este é outro ponto importante para se definir o tamanho da sua adega, pois nem sempre tomamos logo os vinhos que recebemos.

3 – Gosto de receber amigos com vinhos ou guardar alguns para datas especiais
Este é outro dilema, que vinhos devo beber já e quais devo guardar? Numa festa quantos vinhos devo servir? Agora imagine ter um espaço pequeno para armazenar estas dúvidas.

4 – Pensando no tamanho da adega
Compre a maior que puder! Pode até parecer loucura, mas por experiência própria e de vários amigos, ter uma adega pequena só vai te trazer um problema futuro: para quem vender?
Vá pela maior opção que caiba no seu bolso, por exemplo indicaria no mínimo uma de 30 garrafas.

5 – Adega termoelétricas e de compressor, qual devo comprar?
No mercado existem dois modelos: as termoelétricas e as com compressor à gás.
Opinião: Opte pela segunda, as que são com compressor. Mas o que é uma adega com compressor à gás? Simplificando, são adegas que tem um motor compressor igual ao de geladeira na parte traseira. Mas o que as difere da geladeira? É que neste motor existe um amortecedor para que não vibre e um termostato para controlar a temperatura que gira mais alta que a da geladeira. Pois bem, se esta tecnologia é usada à anos pelas geladeiras e sempre deu certo, por que mudar?
Já as termoelétricas, vamos usar uma explicação mais técnica que encontramos na internet:
“O que acontece é que ela para conseguir resfriar o vinho, utiliza-se de 2 placas de cerâmica onde estão dispostos elementos semicontudores, formados por uma junção PN (positivo/negativo), como um diodo, mas que atravessados por uma corrente elétrica, um lado absorve calor transferindo para o outro. Se inverter o sentido da corrente elétrica, inverte os lados que absorve e emite. Também conhecidos como bomba de calor.”
Pode parecer bonito tudo isso, mas infelizmente é uma tecnologia que dá problema. Não tenho um amigo ou conhecido que eu sabia que comprou uma adega termoelétrica e não teve problema. Geralmente elas deixão de gelar adequadamente. Eu somente aconselharia a ter uma dessas de no maximo 6 garrafas para colocar no escritório, mas reze e tenha fé para que ela não te deixe na mão. Não quer ter dor de cabeça? Compre uma com compressor!

Agora que já falamos de tamanho e tipo, vamos aos novos modelos disponíveis no mercado nacional:

Adega Climatizada Brastemp All Black 12 Garrafas Preta – 220V (BZC12BEBNA)

Adega de Vinhos Electrolux 12 Garrafas Inox ACS12 (código do produto: 112058194)

Adega Climatizada Electrolux ACS08 8 Garrafas

Adega Climatizada Electrolux ACS33 33 Garrafas

Adega Dual Zone Brastemp Gourmand 31 Garrafas Preta – 110V

Adega PH 21G
Este é o único modelo com compressor da Philco, os outros dois PH16E e PH 12E, são com Sistema Termoelétrico.

Elettromec Adega 45 Garrafas Duas Zone (Built-in) Código: CV-S 45-2Z

Elettromec Adega 28 Garrafas Código: CV28-X

Elettromec Adega 15 Garrafas Código: CV16-PX3

Electrolux ADEGA 29 GARRAFAS DUAS PORTAS PRETO COM ACABAMENTO EM INOX (ACD29)

Electrolux ADEGA 33 GARRAFAS UMA PORTA PRETA COM ACABAMENTO EM INOX (ACS33)

Electrolux ADEGA 48 GARRAFAS UMA PORTA EM ACABAMENTO INOX (WCI49) – Modelo de embutir
Existe também a opção de inverter a abertura da porta.

Art des Caves – Avant-Garde 90


adega_art

Alguns lembretes:

a – Vale lembrar que existem fabricantes que fazem os dois modelos de adega (compressor e termoelétricas);

b – A lista de adegas acima foi uma simples pesquisa dos modelos disponíveis, não foi levado em conta a qualidade de cada uma;

c – Não se engane com descrições como estas abaixo:
“Eletronic System: sistema eletrônico de resfriamento, que torna adega muito mais silenciosa e sem vibrações, pois não utiliza compressor e evita que o vinho perca suas propriedades.”
É mentira! As adegas com compressor são providas de um amortecedor que tem a função de evitar vibrações, é verdade, algumas acontecem mas nada que vá prejudicar as propriedades do vinho.

d – Todas as informações divulgadas são de responsabilidade do fabricante/fornecedor.


Compre uma adega, presenteie seu pai, brinde com ele e seja feliz!

Edição: Evandro Silva

39 comentários sobre “Vou comprar uma adega, mas qual? (Dia dos Pais)

  1. Boa noite,

    Excelente post, quero comprar uma adega mas estou na duvida entre a Art de Caves ou a Metier, vocês conhecem a Metier?

    abraços

    Curtir

    1. Ola Luiz Henrique,

      Eu não conheço a Metier, mas é bom saber que existe mais esta opção.
      Quanto a Art Des Caves, eu tenho uma e gosto muito.
      Inclusive está na foto.

      Abraço
      Evandro

      Curtir

      1. Obrigado, a empresa chama Adegas Metier, fica em Poços de Caldas, MG, tem umas adegas bonitas, mas não sei se realmente é boa.
        Aproveitando seu blog é excelente.
        Abraços

        Curtir

  2. Caro Luiz Henrique, você comprou a adega Metier? Estou avaliando comprá-la e queria uma referência de alguém que já comprou… Obrigado!

    Curtir

    1. Olá Joao Paulo,

      Sou da empresa Metier e gostaria de lhe apresentar nosso produto. Temos adegas nos mais renomados restaurantes, como Fasano, DOM, Paris 6 e estamos a mais de 15 anos no mercado.
      Oferecemos dois anos de garantia e nosso produto esta entre os mais conceituados do mercado.
      Segue meu email para maiores informações:
      juliana.dalava@adegasmetier.com.br
      Obrigada

      Juliana

      Curtir

    2. Boa tarde!

      João,

      Desculpe-me pela demora, no final das contas acabei ganhando uma de presente e não comprei a da Metier, mas já vi ela em alguns restaurantes e o pessoal falou bem dela.
      abrços

      Curtir

  3. Boa Tarde amigos,

    Venho apresentar a LA CAVES Adegas Climatizadas, com mais de 10 anos de experiência e com Projetos já realizados para renomados Hotéis, Restaurantes e Personalidades

    – RESTAURANTE BENE – SHERATON RIO HOTEL & RESORT – LEBLON
    – RONALDO NAZÁRIO (Fenômeno)
    – SÉRGIO CABRAL

    Segue link de nosso Catálogo: http://www.youblisher.com/p/1176457-E-Book-La-Caves-Adegas-Climatizadas/

    Tel.: 21 3880-2639

    Abraço

    Mauro Porto

    Curtir

  4. Boa tarde,
    Estou comprando uma adega para presentear e procuro uma com compressor. Vi que você citou a Adega Climatizada Brastemp All Black 12 Garrafas Preta – 220V (BZC12BEBNA) e a Adega de Vinhos Electrolux 12 Garrafas Inox ACS12 (código do produto: 112058194). Nos sites de compras eles colocam como termoelétricas. Sabe me dizer se mudou da data do seu post pra hoje???
    E você pode indicar alguma dessas 2???
    Desde já agradeço a atenção!
    Alessandra

    Curtir

    1. Olá Alessandra,
      Sim, deve ter havido um engano. Estas de 12 garrafas são como sistema eletrônico de refrigeração, portanto sem compressor.
      Caso você tenha uma limitação de espaço, é aconselhável que estas adegas fiquem no lugar com menor incidência de variação de temperatura possível. Melhor que seja o lugar mais “frio” da residencia.
      Caso possa comprar uma maior, aqui vai uma boa opção que surgiu esta semana:
      http://www.fastshop.com.br/exclusivo/adega-de-vinhos-electrolux-24-garrafas-preta-acs24-fast/?cm_mmc=intimista_exclusivo-_-golden_Friday_7-_-03-11-2015-_-EXEXACS24PIX%20&utm_source=intimista_exclusivo&utm_medium=03-11-2015&utm_content=EXEXACS24PIX%20&utm_campaign=exclusivo

      Fico a disposição,
      Evandro

      Curtir

  5. Olá Evandro.
    Essa de 24 garrafas da Electrolux é com compressor?

    Queremos comprar uma adega, mas por hora não podemos gastar muito, e o preço dessa que vc postou agora esta bom.

    Curtir

  6. Boa noite
    Parabéns pelo site.
    Preciso de uma adega para somete 12 vinhos e gostaria que fosse de compressor, me interessei pelos modelos: Brastemp All Black 12 Garrafas Preta e Electrolux 12 Garrafas Inox ACS12 , qual dessas duas é de compressor?
    Obrigado

    Curtir

    1. Olá Sergio,

      Ambas são de compressor. A Electrolux tem uma opção de 24 garrafas com compressos modelo ACS24. Se o seu problema for espaço, certifique-se que onde a adega estará tem uma temperatura baixa, pois o maior problema das adegas com sistema eletrônico é a variação de temperatura externa.

      Boa leitura!
      Evandro

      Curtir

  7. Boa tarde Evandro. Estou procurando uma adega de 24 a 32 garrafas aproximadamente. Ela vai ser embutida em um móvel, tem alguma restrição quanto a refrigeração (termoelétrica ou compressor)? Tem alguma indicação?
    Obrigada

    Curtir

    1. Olá Quelen,
      De preferência as com compressor, você terá menos problemas. Eu já embuti por exemplo adega de 29 da GE e deu muito certo. Tenha cuidado apenas com os espaços mínimos necessários para instalação. Outra dica importante é que ela não fique onde há mais incidência de sol, principalmente o da tarde, por ser mais quente pode fazer com que o compressor trabalhe mais vezes e gaste mais energia.

      Curtir

  8. Bom dia, Evandro! Vou comprar uma adega dual zone e estou em dúvida sobre a Brastemp 31 garrafas ou a Eletrolux 29 garrafas. Você poderia me indicar qual é a melhor?

    Curtir

    1. Olá Carla! Qualquer uma das marcas é boa, mas eu não compraria uma dual zone. Geralmente se paga mais caro e perde um pouco de espaço para garrafas. Na minha opinião é melhor ter todos os vinho numa temperatura única é controlada. Quando se quer tomar um vinho branco ou espumante por exemplo, basta colocar um pouco na geladeira e abrir. Espero ter respondido a tua pergunta. Obrigado pelo contato!

      Curtir

      1. Obrigada, Evandro!
        Vou pensar sobre isso e olhar outras opções.

        Curtir

  9. Boa noite! Estou interessado emas adquirir uma adega brastemp ou Electrolux pela facilidade de manutenção … mas andei lendo uma reclamação sobre a Electrolux, que deixa muita umidade, ao ponto de molhar os rótulos. Vocês já ouviram falar disso? Será que foi um fato isolado? Estou na dúvida entre uma gourmand 40(R $1500) ou uma Electrolux acs33(R$1200). Qual vocês comprariam? Ambas semi-novas, de um amigo.

    Curtir

    1. Olá Alfredo, ambas são boas.
      Sibre o rótulo, as vezes acontece,principalmente se a adega estiver perto do mínimo 13graus. Se você tem um vinho e quer guardar por um tempo, passa plástico filme sobre o rótulo. Emtre as duas eu preferiria a Brastemp pelo acabamento e por melhores referências de quem tem.
      Obrigado!

      Curtir

  10. Boa noite. vc recomendou a adega Phico PH 21 G, procurei por vários sites de venda e inclusive no da Philco e não encontrei. terá saído de linha? pode me dizer se a suggar de 13 garrafas com compressor é boa?

    Curtir

    1. Olá Sonia, a Philco deve ter saído de linha como a adega de algumas marcas. Esta Suggar de 13 garrafas acredito que não seja com compressor devido ao tamanho. Você tem o modelo? Posso conferir. Obrigado pela leitura
      Evandro

      Curtir

      1. Oi Evandro. Pelo menos é apresentada como tendo compressor. O modelo é Lyon AD25 IX.
        O preço dessa e da Venax são parecidos. Acha q a Venax é melhor?

        Curtir

      2. Olá Sonia,
        Vendo o modelo da Suggar Lyon AD25 IX, é por compressor. É uma surpresa para mim, pois é a primeira adega pequena que eu vejo com compressor. Quanto aos dois modelos mencionados a Venax cabe 24 garrafas, 11 a mais que a Suggar. Sempre que puder comprar uma maior é melhor!
        Obrigado pela leitura,
        Evandro

        Curtir

  11. Oi Evandro, estou aqui na minha busca por uma adega por um preço razoável. Verifi quei que os modelos Brastemp All Black 12 Garrafas Preta e Electrolux 12 Garrafas Inox ACS12 são termoelétricas e não com compressor como verifiquei numa resposta sua. Houve alguma modificação??? Existem esses modelos com compressor? Desculpe aí a chateação.

    Curtir

    1. Olá Sonia, fique à vontade em perguntar. Tanto a Brastemp como a Electrolux possuem adegas para mais de 24 garrafas com compressor. A Brastemp por exemplo tem a de 31 garrafas dual zone http://loja.brastemp.com.br/adega-dual-zone-brastemp-gourmand-31-garrafas-preta-bzb31ae/p?_ga=2.157961535.468372481.1507026420-1789670428.1507026420&_gac=1.137627140.1507026429.EAIaIQobChMIgaqB3p7U1gIVEoCRCh3aaA-OEAQYASABEgLECvD_BwE . Também existe esta da Electrolux de 24 garrafas http://loja.electrolux.com.br/adega-24-garrafas-uma-porta-preta-com-acabamento-em-inox-acs24-electrolux/p?gclid=EAIaIQobChMIprPTvp_U1gIVBYCRCh2yrQ7fEAAYASABEgJ5ffD_BwE . Obrigado pela leitura
      Evandro

      Curtir

      1. Obrigada por responder. Mas essas são mais caras. Gostaria de uma para no máximo 24 garrafas.
        Vc tem referência da marca Venax achei uma com preço razoável, modelo NGV 100 e também da Sugar p 13 garrafas. O q me diz das 2?

        Curtir

  12. Olá, boa tarde!
    podem me ajudar, estou super na dúvida se vale a pena comprar ou não a adega da PHILCO PH24 DZ – termoelétrica para 24 garrafas.
    Se realmente vale a pena comprar termoelétrica e se é barulhenta? Moro em SP e meu apê é bem fresco… então não ficaria em um ambiente muito quente.
    Essa adega é boa mesmo?
    Achei o site de vcs hoje e estou adorando.

    obrigada
    abs 😉

    Curtir

    1. Olá Vanessa, somente compre a termoelétrica se realmente não tiver espaço para uma maior. Estas adegas estão sucetíveis a falhas, já ouvi relatos de quem tem que elas não resfriam o suficiente. Caso opte, compre um termômetro e coloque dentro dela para aferir.
      Muito obrigado pela leitura.
      Desculpa a demora!
      Evandro
      Confraria2panas

      Curtir

  13. Olá. Estou pesquisando sobre uma adega maior, porém tenho limitação de espaço de 53 cm de largura e 60 de profundidade. Ocorre que a única que cabe no meu espaço é a Venax de 83 garrafas. To insegura porque vi que ela tem preço bem abaixo da maioria com capacidade semelhante. É uma boa adega .

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.