Diário de Bordo França 10º dia – Descobrindo os encantos de Provence… Parte II

Neste meu último dia de visita, resolvi faze-las na parte da tarde. Primeiro fui visitar o Château des Chaberts em Garéoult, que pertence a AOC Coteaux Varois en Provence. Este château com vinhedos que somam 30 hectares.
Chegando no château, fui recebido por Betty Ann Cundall. Contei um pouco a ela o meu trabalho e de nós blogueiros com respeito a nossa importância para o crescimento do mercado consumidor de vinhos. Depois partimos para uma degustação sentados a beira de uma piscina e com vista para o vinhedo, em um dia de sol muito bonito por sinal. Tem sugestão melhor?
Esta é a cara do vinho de Provence, é para ser bebido entre pessoas em um ambiente descontraído, é aquele tipo de vinho que substitui qualquer drink.
Bom, estava ali para degustar os vinhos! E a assim o fiz, provei branco, rose e o tinto. Todos possuem o mesmo rótulo, mudando apenas a safra e a informação de teor alcoólico no contra-rótulo. Gostei e muito do branco e mais uma vez disse, é uma pena fazer tão poucos brancos. Em Provence há excelentes brancos, que tem como características de serem leves, frutados e com muito frescor. O rose não deixou por menos, também muito bom. O tinto traz um pouco de especiarias e vale a pena ser provado.
Por fim deixei o châteu encantado com a beleza do lugar e com a simpatia da Betty.

A minha segunda visita do dia foi ao Château de uma pessoa que eu admiro muito seus vinhos, aliás foi através dos vinhos dele que eu comecei a me encantar por Provence. Estou falando do Château L´Escarelle, do produtor Patrick Lobier. Havia há algum tempo prometido uma visita a ele, mas infelizmente teve que viajar a negócios e não pode estar presente. Não fazendo por menos, fui recebido por Isabelle Autissier. Ela me concedeu um tour pelos vinhedos e propriedade do Chãteau, no total são mais de 1000 hectares de terra e mais de 100 produzindo vinhos. Após o passeio e algumas fotos que em breve publicarei, fui conhecer os tanques e o estoque. Enquanto caminhávamos entre as salas de fermentação e de envase, Isabelle me contou algo interessante. Um dos países que eles vendem o rose é a Espanha, sim mesmo com o protecionismo aos vinhos do país, eles conseguiram entrar em Ibiza. O vinho lá faz sucesso no verão! Durante esta visita também observei algo que ainda não conhecia, vinho rose em bag-in-box. Sim, o L´Escarelle tem versões de 5 e 10 litros. Claro, fiquei curioso para prova-lo, então fomos a degustação. Em uma sala muito simpatica e com algumas fotos interessantes, como por exemplo do Patrick com o ator Brad Pitt e com a estonteante Angelina Jolie.
Começamos a degustação provando os bag-in-boxes (branco, rose e tinto), depois partimos para toda a linha do Château. Os vinhos em bag-in-box me surpreendera muito, mesmo sendo Vin de pays (vinhos do país). O rose seguramente eu teria um bag-in-box em casa no verão, está com sede que tal ir a geladeira e encher uma taça?
Já os vinhos em garrafa, eu já os conhecia do Brasil, todos são muito bons!

Bom, termino aqui a minha visita a Provence. Mais detalhes sobre os produtores em breve no blog.

Mais informações sobre os vinhos: http://www.vinhosdeprovence.com.br

Algumas imagens do dia…

Volto para o Brasil neste fim de semana, em breve mais Provence no blog…


AOC Coteaux Varois en Provence



Entrada do Château des Chaberts



O Château des Chaberts



Provando à beira da piscina…



Château L´Escarelle



Bag-in-Box



Cada vez que provo, aprovo!




tin-tin

Edição: Evandro Silva/Francisco Stredel

Um comentário sobre “Diário de Bordo França 10º dia – Descobrindo os encantos de Provence… Parte II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.