Diário de Bordo França 5º dia – Direto da Vinexpo 2011

Neste quinto dia saímos da Cotes du Rhone e fomos em direção à Bordeaux. Após quase 6 horas de estrada chegamos à Vinexpo. Não havia muita movimentação na entrada, apenas alguns estacionamentos cheios, mas logo mais a frente, perto de outro portão de entrada encontramos vaga. Só um adendo, o estacionamento é grátis.
Para entrar foi muito tranquilo e simples, basta levar o convite impresso e retirar o seu crachá oficial. A Vinexpo esta dividida em 3 pavilhões, o primeiro que é o maior e o mais movimentado de todos. Não há uma ordem ou lógica que eu possa encontrar para os stands, é tudo misturado. No pavilhão 2 você tem Espanha, no 1 também e por ai segue. Como em todas feiras há os stands das regiões e claro também por produtor. Há vinhos praticamente do mundo todo e pessoas também. O número de asiáticos, principalmente os chineses é muito grande, o que mostra o crescimento e o comércio de vinhos na China. Ouvimos de produtores que eles chegam a sugerir comprar a produção inteira, mas é claro o produtor não quer o seu vinho em um país só. Aliás o Brasil também é a bola da vez, onde passamos o crachá “Bresil” desperta o interesse dos produtores.
Neste primeiro dia fizemos cerca de 7 horas na feira e provamos muita coisa boa. Os profissionais da área não pagam, basta fazer antecipadamente o seu convite pela internet.
Logo na Entrada encontramos nosso amigo José Luiz Villar, da Bodegas Frutos Villar, onde provamos alguns vinhos de Castilla y Léon. Depois focamos principalmente os Bordeauxs, provamos algo da Borgonha e Champagne também. Como já participamos da Vinitaly, Italia não foi nossa prioridade.
Por fim, encontramos o enólogo da Burmeister Pedro de Sá, onde provamos um belíssimo Porto tawny branco de 30 anos, realmente um espetáculo. O vinho já mostrava uma cor caramelo, foi o melhor branco Porto que já provei. Depois Pedro nos fez uma surpresa e trouxe um Porto Vintage 2009 que ainda não esta engarrado.
Bom, terminamos o primeiro dia por aqui e depois claro fomos comer um filet no L’Entrecot, recomendo! Ah, o transporte até alguns pontos da cidade também é grátis.

Abaixo algumas imagens do dia …

E no jantar …

tin-tin

Edição: Evandro Silva/Francisco Stredel

Um comentário sobre “Diário de Bordo França 5º dia – Direto da Vinexpo 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.