Vou comprar uma adega, mas qual?

Recentemente tenho escutado de alguns amigos a mesma pergunta: "Vou comprar uma adega, mas qual?". Sempre há uma dúvida quanto ao tamanho, marca e por ai vai. Pensei então em escrever um post falando sobre algumas adegas que conheço e outras que tenho referencias de quem tem. Falei com o pana Francisco Stredel e ele topou a idéia de falarmos sobre este tema. Então vamos a ele…

No momento de comprar uma adega, não vá pelo simples fato de ter um lugarzinho para guardar meia dúzia de garrafas que você toma uma vez e nunca. Pense, a adega é um eletroeletrônico e como todos você vai querer usar, afinal uma adega não é um investimento barato! Você pode até estar se perguntando, mas aquela que vi na internet na casa dos R$300,00 ou R$400,00? Fuja! Mais sobre isso falaremos adiante. Então se vai usar, por que só comprar uma adega de 6 ou 12 garrafas? Vai ter uma pizza em casa, vai abrir 2 vinhos e se o pessoal gostar? Abrirá mais! E como fica com a sua adeguinha de 6 garrafas? Vai rezar para o pessoal parar de beber? Ou vai partir para a cerveja, vodka, etc? Bem, pode pensar e dizer para si mesmo de peito estufado : "Ah, mas eu comprei uma de 12 garrafas", e ai?

Suponhamos que faça uma festa e tem pessoas que gostam de apreciar um bom vinho. Pode até ser um jantar para mais pessoas. Também podemos levar em conta um fato muito importante, a partir do momento que você tem uma adega em casa, a sua ida ao supermercado já será diferente. Além de visitar as sessões que constumeiramente vai, a sessão de vinhos será praticamente uma parada obrigatória. Nem que seja só para dar uma olhada nos preços, ver alguma promoção. A partir dai meu caro amigo, você compra uma garrafa aqui, outra ali, fica animado com a promoção e compra mais de uma garrafa de um determinado vinho porque provou e gostou.

Agora imagine se você se interessa um pouco mas e conversa com amigos que gostam de vinho, pede umas indicações, participa de um curso de vinhos só para saber que Cabernet Sauvignon é uma uva e não um tipo de vinho. A partir deste ponto você já estará comprando em lojas especializadas, seu gosto irá apurar e você comprará, mais e mais.

Olha, não queremos assustar ninguém, claro compramos aquilo que cabe no bolso. Depois de tudo isso que dissemos, pode surgir outra pergunta: " Mas então vou comprar uma adega para quantas garrafas? 100? 200?
Pelo jeito que estão dizendo não irei parar de comprar vinhos. Bem, não somos e nem queremos ser candidatos à Nostradamus ou à vidente. Mas sim, recomendamos que se vai começar, que realmente começe por uma adega de aproximadamente 30 garrafas, no mínimo. Com este espaço, você poderá comprar uma meia duzia do seu vinho preferido, ter uma adega diversificada no que se diz a uva, região e claro o mais importante, o seu gosto pessoal.

Outra dica muito importante é não comprar aquelas adegas que tem espaço dividido para vinhos brancos e tintos. Sinceramente? Perda de espaço, o pana Francisco Stredel pode dizer com propriedade de causa. O vinho somente precisa estar armazenado numa temperatura constante e fria, não precisa que o tinto tenha uma temperatura para armazenar e o branco outra. Na hora de servir por exemplo sim, o branco deve estar perto dos 9 graus ou pouco mais acima, claro depende do seu gosto pessoal. Então na hora de servir leve o seu vinho a geladeira ou resfrie num balde com gelo.

Bem, como já temos uma opinião quanto ao tamanho da adega, agora vamos falar dos tipos de adegas. No mercado existem 2 modelos: as termoelétricas e as com gás. Opinão? Opte pela segunda, as que são à gás. Mas o que é uma adega à gás? Simplificando, são adegas que tem um motor compressor igual ao de geladeira na parte traseira. Mas o que as difere da geladeira? É que neste motor existe um amortecedor para que não vibre e um termostato para controlar a temperatura que gira mais alta que a da geladeira. Pois bem, se esta tecnologia é usada à anos pelas geladeiras e sempre deu certo, por que mudar? Pode dizer que somos anti-tecnológicos, não! Afinal somos desta área.

Vamos dizer primeiro como funciona as termoeletricas. Vamos usar uma explicação mais técnica que encontrei na internet.  O que acontece é que ela para conseguir resfriar o vinho, utiliza-se de 2 placas de cerâmica onde estão dispostos elementos semicontudores, formados por uma junção PN (positivo/negativo), como um diodo, mas que atravessados por uma corrente elétrica, um lado absorve calor transferindo para o outro. Se inverter o sentido da corrente elétrica, inverte os lados que absorve e emite. Também conhecidos como bomba de calor.

Pode parecer bonito tudo isso, mas infelizmente é uma tecnologia que dá problema. Não tenho um amigo ou conhecido que eu sabia que comprou uma adega termoelétrica e não teve problema. Geralmente elas deixão de gelar adequadamente. Eu somente aconselharia a ter uma dessas de no maximo 6 garrafas para colocar no escritório, mas reze e tenha fé para que ela não te deixe na mão. Não quer ter dor de cabeça? Compre uma com compressor!

Agora que já falamos de tamanho e tipo, vamos aos modelos do mercado nacional:

GE
– Esta marca em particular tenho um modelo mais antigo e 29 garrafas (ver abaixo), foi minha primeira adega. Até hoje mais de 2 anos funciona muito bem.

Novos Modelos:
ADEGA 23 GARRAFAS (AVGE023DC3A)
http://www.geeletrodomesticos.com.br/produtos/adegas/23_garrafas/23_garrafas.asp

ADEGA 34 GARRAFAS (AVGE034DC3A)
http://www.geeletrodomesticos.com.br/produtos/adegas/34_garrafas/34_garrafas.asp


Descontinuados:

ADEGA 29 GARRAFAS (AVGE029DC3B)
http://www.geeletrodomesticos.com.br/produtos/
fora_de_linha/adegas/29_garrafas/29_garrafas.asp

ADEGA 16 GARRAFAS (AVGE016MC3B)
http://www.geeletrodomesticos.com.br/produtos/
fora_de_linha/adegas/16_garrafas/16_garrafas.asp

Electrolux – Presenteamos um amigo no ano passado pelos seus 40 anos. Que presente, não? Isso é que são amigos! rs  Já faz 1 ano e se mantém funcionando muito bem.

ADEGA 33 GARRAFAS (ACS33)
http://www.electrolux.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_id=01331WBA189&categoria_id=adegas&modelo_id=ACS33

Brastemp –  Não conhecemos quem tem uma adega desta marca. Como se trata de Brastemp algo que nós brasileiros confiamos à anos, acreditamos que não terão problemas.

Wine Cooler Brastemp Gourmand – 40 garrafas (BZF40BE)
http://www.brastemp.com.br/Home/Adegas/
WineCoolerBrastempGourmand40garrafasBZF40BE

Art des Caves – Tenho um modelo de 90 garrafas, a minha segunda adega. Tenho amigos que tem em casa e até em loja, claro todas deste modelo de 90. Funciona muito bem.

http://www.artdescaves.com.br/
  

 
Espero que tenham gostado, mas lembre-se este post é uma dica de pessoas que tem adega. Não temos qualquer vínculo com nenhum dos fabricantes aqui mencionados, apenas queremos que você possa ter uma adega e ser feliz!

tin-tin e Feliz Natal

Edição: Evandro Silva / Francisco Stredel

26 comentários sobre “Vou comprar uma adega, mas qual?

      1. Qual você escolheria: art des caves Petit 38 ou Brastemp…eletrolux 33 34 garrafas?? Agradeço a orientação

        Curtir

      2. Ambas são boas. Eu tenho Art des Caves Avant Garden, quando se trata de adegas grandes, eu prefiro a Art des Cavesm , já as menores a Brastemp. Já tive amigos que possuíram adegas menores (70) da Art des Caves e tiveram problema na temperatura.

        Curtir

    1. Não consegui comprar a adega da GE, mas tanto no site, quanto no link não consegui acessar. Tem alguma outra opção? Obrigado

      Curtir

      1. Mauro,

        Realmente o site de compras da GE esta apresentando problemas.
        Acredito que possa encontrar na FastShop, a minha comprei lá.
        Também tem a opção da Electrolux ou Brastemp.
        Qualquer dúvida, é só perguntar.

        abraço
        Evandro
        wwww.confraria2panas.org

        Curtir

  1. Tenho uma adega para 40 garrafas da Art des Caves. Em cada prateleira, cabem 5 garrafas no sentido vertical e mais uma no horizontal; abaixo da última prateleira cabem, ainda, três filas de garrafas, umas sobre as outras. Certo? Nem tanto! Muitas vinícolas começam a usar garrafas cada vez mais altas (ou mais compridas, quando deitadas). Assim, para garantir a capacidade “nominal”, as adegas precisam ter mais profundidade. No espaço inferior, se a garrafa é comprida, a porta não fecha – Nas de cima, havendo duas garrafas compridas já não se pode usar a posição horizontal. Por isso, entre vinhos de mesma procedência e qualidade análoga – ou de mesma nota, segundo os guias – acabo preferindo o de garrafa “standard”, pois só consigo ter no máximo 8 garrafas longas. Existe alguma boa marca com prateleiras mais profundas? O que o mestre tem a dizer disso?

    Curtir

    1. Olá caro Gerson,

      Eu possuo uma Art des Caves de 90 e tenho o mesmo problema. No manual da minha adega diz que a capacidade se dá para as garrafas tipo Bordeaux. Hoje possuo esta e mais uma de 40 da GE. Sinceramente meus vinhos não cabem em todas, por este motivo estou pensando em trocar por uma de 200, pois as prateleiras são mais profundas. O problema é que a maioria ou todas seguem o padrão das garrafas de Bordeuax para determinar sua capacidade. Infelizmente ou não a solução é sempre ter uma adega maior do que realmente irás usar.

      Obrigado por ler nosso blog!

      Evandro Silva

      Curtir

  2. Bom post, mas senti falta de indicações de como preencher a adega depois de comprada. Sei que não existe uma receita de bolo, mas acho que seria interessante um norte inicial para aqueles que não tem ideia de por onde começar. Tipo 2 vinhos de cada uva? Vinhos por país produtor? Qual a relação entre brancos e tintos? Espumantes entram?

    Curtir

  3. Muito bom o post, mas senti falta de dicas sobre o que colocar na adega depois de comprada. Como dividir os vinhos? Por país? Gosto pessoal? Qual a relação entre brancos e tintos? Sei que não existe receita de bolo, mas para os iniciantes, um norte ajuda.

    Curtir

  4. olá estou querendo compra uma adega de 15 garrafas da elettrotec e tb o frigobar de 46 litros que faz par com a adega,minha arquiteta adora essa marca fica muito bonito o que vc acha? Tem que ser deste tamanho pois tenho um nincho embaixo da pia da varanda gourmet só para eles.O espaço do nincho é 0,90 X 0,61 X 0,60(C x A xP) total queria os dois do mesmo tamanho para ficar harmonioso! Obrigada

    Curtir

    1. Tatiane,

      Não conhecia esta marca de adega, mas entrei no site e gostei, são bonitas. O importante é que ela tem compressor!
      Se por acaso um dia dispor de um espaço maior e quiser comprar as “grandes”, eu só NÃO faria a opção por dual ou tri-zone, só ocupam espaço onde se poderia colocar mais garrafas.
      Vale a pena comunicar a sua arquiteta que estas adegas pedem um espaço maior para uma área de “respiro”.
      Eu também tenho uma adega embutida na pia, mas a minha é da Ge.
      Qualquer dúvida, fique a vontade em perguntar.

      Evandro

      Curtir

  5. Já faz um ano que utilizo a Art de Cave avantgard 200. Cabem 200 exemplares na posição horizontal, sendo que na última prateleira cabem garrafas de 1,5L ou até de 2,0 L. Ela é de compressor e não faz barulho algum. Custo de manutenção zero e aumentou de forma quase imperceptível os kwats mensais.

    Curtir

  6. Tenho uma Electrolux 29 garrafas com 2 portas que só me deu problemas. Por azar, sempre que estragou estava cheia. Desisti de mandar arrumar e por sugestão do post de vcs comprei uma Brastemp Gourmand Dual Zone 31 garrafas que é incomparavelmente superior. (Escolhi pela marca e assistência técnica). A primeira e a ultima prateleiras permitem o armazenamento de garrafas de diferentes diâmetros, o que soluciona quando o assunto é o armazenamento de garrafas bojudas de espumante ( acima de 80 mm de diâmetro) e garrafas muito compridas, pelo menos em parte, porque é uma adega pequena, mas serve para meus propósitos.
    Obrigado pelas dicas.
    Parabéns pelo blog, sempre interessante.
    Evandro Vanti Gonçalves.
    vinhosqueprovo.blogspot.com

    Curtir

    1. É uma excelente marca “LÀ FORA”… Aqui no Brasil (pelo menos no rio de janeiro) deixam a desejar com a assistência técnica… Tive uma coifa dessa marca e precisei de conserto (eu e mais um monte de gente que descobri depois) e levei quase 1 ano me desgastando pra conseguir o conserto (PAGO pois já estava fora da garantia)… não havia peças e a importação estava sem previsão de acontecer, a solução foi o agente da oficina técnica “canabalizar” outro equipamento dele pra consertar o meu, me repassando os custos óbvio…

      Curtido por 1 pessoa

  7. Oi bom quero ter uma adega na goumeteria mas não tenho muito espaço . Pensei em uma pequena mas quero que seja excelente. Vi em site a marca cuisinart para 08 . Posso ter até 15 garrafas pelo espaço . Tens como me ajudar a escolher . Obrigada Marcia

    Curtir

    1. Oi Marcia, é comum que as adegas pequenas não tenham compressor, é melhor que você escolha um local mais fresco para instalar. Não conheço a adega da Cuisinart, mas geralmente os produtos desta marca são bons. Você pode optar também pela Brastemp que produz adegas deste tamanho.

      Obrigado!
      Evandro
      confraria2panas.org

      Curtir

  8. comprei elettromec e nao recomendo! nao cabem as garrafas de vinho, um absurdo!
    pior investimento que fiz na minha vida. a adega é linda, tem compressor, mas so nao cabem as garrafas.
    o vendedor nao menciona quais as garrafas que cabem, no site da elettomec tambem nao.
    So quando chegou em casa, vi no manual em letras minusculas a onservacao do tipo e tamanho de garrafa!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.